6 de maio de 2013

 

Ex-presidente Lula quer a volta do PT às suas origens, sem sectarismo


O ex-presidente Lula é mais esperto do que a mídia conservadora. Ele criticou o PT, antecipando-se ao tiroteio midiático. Segundo Lula, dez anos de poder levaram à existência de dois PTs, o eleitoreiro, parlamentar, dos dirigentes, e o partido da base, igualzinho ao que era em 1980, contrário ás alianças políticas, mas ciente que, para ganhar tem que fazer acordos políticos. Ele acha que o PT precisa voltar a creditar em valores (...) que foram banalizados por conta das disputas eleitorais. Entretanto, ressalta que não deve ser sectário como no começo.
As declarações do “principal protagonista” do PT, fazem parte do libro “10 anos de governos  pós-neoliberais no Brasil: Lula e Dilma”, uma coletânea de 23 artigos organizada pelo  sociólogo Emir Sader, que será lançada no próximo dia 13 de maio, em seminário no Centro  Cultural São Paulo, com participação da filósofa Marilena Chauí e do economista Márcio  Pochmann, além naturalmente do próprio Lula. Tem textos de Nelson Barbosa, Marco  Aurélio Garcia, Luiz Gonzaga Beluzzo e do físico Luiz Pinguelli Rosa.
O texto do Estado de S. Paulo “pinça” alguns aspectos claramente com intenções políticas, vício da mídia atual. Vou desconhecê-los porque não sou menino.  Lula afirma na obra que “outros países não conseguiram fazer, em 30anos, o que nós fizemos em dez”. Há uma grande entrevista de Lula no livro. Lula fala do mensalão e da exploração política da mídia em torno dele. Obviamente, Lula fala de seus governos e destaca a criação de universidade federais, o aumento do salário mínimo e uma revolução na política externa.

A criação de universidades federais repercute positivamente na Bahia. Durante 60 anos, as elites que governaram o país mantiveram apenas uma universidade federal na Bahia – a UFBA. Foi preciso surgir um Lula torneiro mecânico para implantar diversas universidades federais na Bahia. E no final dá uma porretada: está plenamente provado que é possível governar distribuindo renda.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?