8 de maio de 2013

 

ABI presta solidariedade ao jornalista Emiliano José. Presidente da ABI da Bahia no Dia Mundial da Imprensa pede respeito à liberdade de imprensa


1 - O presidente da Associação Baiana de Imprensa, Walter Pinheiro, lembrou a luta pelo direito à informação, nesta sexta-feira (3), quando é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. O jornalista ressaltou que o direito constitucional presente na Declaração Universal dos Direitos Humanos não espelha a realidade, e, questões como o autoritarismo, a censura e o apelo à violência, constituem em obstáculos no caminho para o amplo exercício de informar e ser informado. Confira o comunicado na integra:

“Todos têm o direito à liberdade de opinião e de expressão, esse direito inclui a liberdade de manifestar opiniões sem interferência e de buscar, receber e compartilhar informações e idéias por qualquer meio e além de qualquer fronteira”. Essas palavras, contidas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, estão longe de espelhar a realidade mundo afora neste 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Autoritarismo, censura e apelo direto à violência constituem as principais pedras no caminho da liberdade de informar e ser informado. Por isso, parabéns a todos que lutam pelo direito à informação".

2 – O vice-presidente da ABI da Bahia, jornalista Ernesto Marques, comunica que a ABI aprovou Moção de Solidariedade ao jornalista Emiliano José. O jornalista está sendo processado pelo ex-policial Átila Brandão que, em 1971, em plena ditadura militar, chefiou equipe de tortura contra o hoje professor de História Renato Afonso de Carvalho, nome conhecido em todos os cursos de vestibular da Bahia. O jornalista Emiliano José ouviu a mãe de Renato Afonso e o próprio Renato Afonso. O atual pastor da Igreja Batista Caminho das Árvores, pastor Átila Brandão, deveria ler a declaração de Antônio Walter Pinheiro, diretor presidente da Tribuna da Bahia e presidente da Assocviação Baiana de Imprensa.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?