15 de fevereiro de 2013

 

Arte, muito além de um excelente negócio


Como gerente de comunicação social da Desenbahia, sei que provoco estranhamento ao me entusiasmar com um simples empréstimo da obra “Gabriela”, de Carybé, para uma exposição – “50 anos de arte na Bahia” - programada para 5 de março, no Centro Cultural da Caixa, em Salvador, numa realização do artista plástico Fernando Oberlaender (Caramurê Publicações). É que defendo, sem prejuízo do foco no fomento de negócios, uma responsabilidade dos órgãos públicos perante a arte. Nas últimas décadas, como afirma a escritora Daniela Castro, formada em História da Arte e Estudos da Cultura Visual pela Universidade de Toronto, “a arte tem perdido o jogo como bem público”.
Em artigo publicado na revista CartaCapital (06/02/2013), Daniela Castro escreve: “A arte joga com o inegociável da vida social. Ela desestabiliza o estabelecido, fricciona, negocia, destrói, revela, ilustra, dialoga com a matriz ideológica que sustenta certa hegemonia de valores. A instituição cultural que abriga tais práticas veicula essa produção de saberes não hegemônicos, expõe aquilo que há nas entrelinhas desses discursos, e assim nos instiga a imaginar outra sociedade, um lugar melhor. Ou seja, a arte é fundamentalmente de cunho social e político”.

O empréstimo de “Gabriela”, óleo sobre tela de Caribé (1975), é uma contribuição da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia à arte vista como “bem público” e não como um “ótimo negócio”. Afinal, de que adianta a Desenbahia deter a posse de uma obra valiosa de Carybé, se não está ela ao alcance do público?  Foi com esse mesmo espírito que a Desenbahia promoveu em 2010 a exposição “Revisitando um acervo de arte baiana – Coleção Desenbahia”, instalada no Museu de Arte da Bahia (MAB), com o apoio da primeira-dama Fátima Mendonça. No mundo globalizado do neoliberalismo é como nadar contra a corrente, não é negócio, mas, é o mais conseqüente.
http://bahiadefato.blogspot.com.br/

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