21 de janeiro de 2013

 

Pesquisa IBOPE revela PT como o mais querido do Brasil

 Pesquisa do Instituto Ibope, publicada neste domingo (20) no jornal Estado de S. Paulo, dá ao Partido dos Trabalhadores razões para comemorar. O PT é o partido mais querido dos brasileiros, com larga margem de vantagem. Segundo o levantamento, 24% dos eleitores declaram ter preferência pelo PT. Depois disso, vem o PMDB, com 6%, e o PSDB, com 5%.

O resultado confere à presidente Dilma Rousseff uma boa vantagem na largada para 2014. Mas há um dado relevante, que abre espaço para novas composições de forças. O número de apartidários, 56%, é o maior desde 1988. Sempre foi assim, do contrário, o Brasil seria a Nação mais politizada do mundo.
Praticamente todas as legendas perderam simpatizantes. Segundo o Ibope, o PT já teve a preferência de 33% dos entrevistados, em março de 2010. Hoje, o número é de 24%. O PSDB, por sua vez, também assistiu a uma grande erosão de seus eleitores mais fiéis. Eles já foram 14% da região Sudeste, onde se concentra sua maior base, em 1995, e hoje são apenas 7%. E o PMDB, que no governo Sarney, logo após o Plano Cruzado, já teve a preferência de 26% dos brasileiros, hoje tem apenas 6%.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?