10 de dezembro de 2012

 

Vereadores eleitos querem Câmara Municipal independente e comprometida com Salvador

 Vereadores e presidentes dos diretórios municipais do PT, PSB, PCdoB, PDT, PTB, PSL e PRP subscreveram uma CARTA ABERTA à população de Salvador. Eles consideram que a Câmara Municipal não tem conseguido cumprir seu papel fiscalizador do Poder Executivo, em relação à execução orçamentária, à realização de políticas públicas e ao cumprimento das leis, principalmente as que tratam do ordenamento urbano e da garantia de participação no debate democrático da cidade. Ou seja, a Câmara de Vereadores mais antiga do país transformou-se num penduricalho do prefeito da hora.

São três pontos que os vereadores eleitos e reeleitos se posicionam:

1)      Queremos uma Câmara autônoma, que responda à altura a missão que a cidade lhe encarregou de fiscalizar o Executivo e de representar todas as forças políticas. Seremos parceiros na reconstrução de Salvador (...)Vamos estabelecer com a administração municipal uma relação baseada no respeito e na independência entre os poderes.

2)      Queremos uma Câmara transparente, democrática e participativa, que seja capaz de ouvir os conselhos municipais, as organizações da sociedade civil e a comunidade, antes de votar os projetos de lei. A urgência não pode configurar-se em pretexto para adoção de medidas antidemocráticas, como agendamento de audiências ou sessões realizadas de última hora e que não favorecem o amplo debate.

3)      Queremos uma gestão responsável dos recursos da Câmara, que promova o adequado funcionamento da Casa e recupere a imagem de austeridade e controle do dinheiro público que deve pautar a conduta dos que foram eleitos para serem fiscais do povo.

Os partidos PT, PSB, PCdoB, PDT, PTB, PSL e PRP, que subscrevem a Carta Aberta publicada dia 8 de dezembro como Informe Publicitário manifestam assim publicamente sua posição de defesa de uma Mesa Diretora que se comprometa com o tripé autonomia/transparência/gestão responsável, enquanto princípios fundamentais indispensáveis que precedam o debate sobre a eleição da Mesa Diretora e conclamam os vereadores de outras legendas a abraçar este pacto pela governança de Salvador.
Assinam a carta os presidentes dos diretórios municipais dos partidos citados e os vereadores eleitos do PT Waldir Pires, Suica, Carballal, Gilmar, Lessa, Moisés e J. Carlos Filho; do PCdo B Galindo, Aladilce, Everaldo; do PSL José Trindade e Leandro Guerrilha;pelo PDT Odisvaldo Vigas; do PSB Silvio Humberto e Fabiola Mansur. Alemão, pelo PRP e Joceval do PPS.

Pela Carta Aberta já dá para sentir que a próxima Câmara Municipal não vai ser do tipo "sim senhor prefeito".

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?