11 de dezembro de 2012

 

Governo da Bahia institui Comissão Estadual da Verdade

 Como parte das comemorações pela passagem dos 64 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (segunda, 10) o governador da Bahia Jaques Wagner anunciou a instituição, por decreto, aa Comissão Estadual da Verdade. A solenidadeaconteceu no Largo do Cruzeiro de São Francisco, no Pelourinho, com a presença das ministras Luiza Bairros, da Secretaria da Igualdade Racial e Maria do Rosário, titular da Secretária Especial dos Direitos Humanos, da Presidência da República.
O Largo do Cruzeiro foi transformado em um grande espaço de projeção ao ar livre, com a abertura da 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua. As atividades fazem parte da programação da 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que já percorreu quase todas as capitais do país e conta com a exibição de 37 filmes, entre curtas, médias e longas metragens.
O governador recebeu representantes do terreiro de candomblé Ilê Axé Ayrá Izô. Localizada no bairro de Campinas de Brotas, o terreno é alvo de uma disputa judicial. “Eu entendo que é do interesse público a manutenção de um espaço de fé e religião de matriz africana e, portanto, superada a negociação com os proprietários da área onde está o terreiro, eu posso, e farei isso, decretar de utilidade pública e desapropriar a área, para que o terreiro possa continuar funcionando”, afirmou Wagner.
PELA VERDADE
O decreto que cria a Comissão Estadual da Verdade foi assinado pelo governador para atuar de forma semelhante à Comissão Nacional da Verdade, investigando e esclarecendo crimes contra os direitos humanos cometidos durante a ditadura militar no Brasil. “Não é para retaliar, nem revanchismo, mas é importante conhecer por completo a nossa história em um período muito duro para todo o Brasil”, afirmou Wagner. O próximo passo é a convocação e nomeação dos sete membros da comissão.
As exibições da Mostra de Cinema ocorrem até hoje, terça-feira (11), no Largo do Cruzeiro de São Francisco. Os filmes exibidos são 'O Cadeado', de Leon Sampaio, 'A Galinha que Burlou o Sistema', de Quico Meirelles e 'Funeral à Cigana', de Fernando Honesko.
A partir do dia 14/11, ainda em Salvador, será iniciado o circuito oficial da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que segue até o dia 20 de dezembro, na sala Walter da Silveira, à rua General Labatut, nº 27 – Barris. Em paralelo, a capital baiana sedia a I Semana Estadual de Direitos Humanos, promovida pelo Governo da Bahia.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?