22 de dezembro de 2012

 

Está certa a concordância Dilma ou Lula venceriam


O instituto Datafolha divulgou em dezembro uma pesquisa de intenção de voto para a sucessão presidencial em 2014. Com o resultado, o jornal Folha de S. Paulo, domingo (16/12) estampou a manchete: “Se a eleição fosse hoje, Dilma ou Lula venceriam”. Alguns leitores colocaram em dúvida a concordância verbal e o gramático da Língua Portuguesa, Pasquale Cipro Neto, esclareceu a questão, e ensinou que, para entender a concordância, precisamos analisar o contexto.
E qual foi a contextualização? Está no início do subtítulo do jornal: Datafolha revela que petistas seriam eleitos no primeiro turno. E quem são os petistas? Dilma e Lula. A regra indica que o verbo fica no singular quando o “ou” é excludente e Pasquale deu o exemplo: Arranca Toco ou Bala Mistura será rebaixado, ou seja, só um dos dois será rebaixado. O verbo só fica no plural quando o “ou” não é excludente, exemplo, Pedro ou Paulo podem substituir o contundido João. O contexto diz que embora só um dos dois vá substituir o titular, ambos tem condições de fazê-lo.

Quem leu a matéria toda – comenta Pasquale – viu que em nenhum momento Dilma e Lula aparecem como adversários na pesquisa. Eles são excludentes como candidatos do PT, ou seja, Dilma ou Lula será o nome do PT em 2014. Aí, sim, o verbo fica no singular. O fato é que a pesquisa indica a vitória do PT na eleição presidencial de 2014. Nesse momento, se a eleição fosse hoje, ambos seriam imbatíveis. O que o jornal queria dizer é: Dilma venceria se fosse a candidata, Lula venceria se fosse o candidato. A concordância da manchete está correta: Dilma ou Lula venceriam.
É fascinante a língua portuguesa falada no Brasil. Como os tempos mudaram. Há alguns anos, intelectualóides dos jornais tentavam desmoralizar Lula por supostos erros no uso corrente da Língua Portuguesa.Lembram-se do “menas”? Agora, Dilma e Lula inspiram qual a concordância verbal correta.

Então caro amigo, Dilma ou Lula venceriam?
http://bahiadefato.blogspot.com.br/

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?