23 de dezembro de 2012

 

E agora, aonde vamos?

 
“Et maintenant, on va où?” É o título original do DVD pirata que o “distribuidor” - que ocupa o ponto de venda praticamente nas escadas de meu restaurante comida a quilo - me sugeriu para o fim de semana. Nunca meus R$ 2,50 foram tão bem empregados.  O filme, de Nadine Labaki, conta a história de um vilarejo perdido nas montanhas do Líbano, isolado por minas terrestres.  Com uma população formada por mulçumanos e cristãos, as mulheres se unem para proteger suas famílias da guerra, violência e sofrimento. Belíssima, a abertura com a marcha das mulheres vestidas de preto, em direção ao cemitério.
As mulheres inventam todo tipo de estratégias para impedir que maridos e filhos se enfrentem no lugarejo. Elas brigam com seus homens e criam muita confusão e gritaria para abafar o noticiário sobre a guerra no único aparelho de TV existente. Chegam a desafiar tabus, convidando um grupo de dançarinas ucranianas para visitar a vila, organizam uma festa com pães e bolos recheados de haxixe e aproveitam a “viagem” dos filhos e maridos para enterrar as armas na madrugada.

Quando uma morte trágica ocorre, uma mãe chega a esconder o corpo do filho para não acirrar as animosidades. E diante da necessidade de providenciar o enterro, elas partem para uma estratégia definitiva e radical: as cristãs viram mulçumanas, e as mulçumanas viram cristãs, neutralizando a intolerância religiosa. Quando o féretro com o corpo do rapaz morto chega perto do cemitério, os homens que carregam o caixão param desorientados e se viram para as mulheres com uma indagação, diante do cemitério dividido entre a parte cristã e a parte muçulmana: E agora, aonde vamos?
Só não concordei com a classificação do filme em comédia, drama. Acho que é pura poesia.

O distribuidor de DVD pirata subiu em meu conceito.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?