8 de novembro de 2012

 

Waldir Pires não esquece sua amada Yolanda

Lá se vão sete anos sem Yolanda Pires. Nesta sexta-feira, 9, às 19h, Waldir Pires, filhos, netos e bisnetos convidam para a Missa no Mosteiro de São Bento em memória de Yolanda Avena Pires, que nos deixou em 2005. “Os que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós”. Esta é a mensagem contida no convite publicado hoje (8/11) no jornal A Tarde.

Todos os anos compareço à missa sempre celebrada no Mosteiro de São Bento. Eu me lembrei de  um artigo do sociólogo Gilson Caroni Filho, publicada em 2007, no Jornal do Brasil. “Yolanda não foi apenas o esteio de Waldir. Culta e militante, reorganizou, na medida do impossível, um lar de incertas fronteiras”, escreveu ele.

Yolanda, em 1992, torna-se vereadora de Salvador, dando curso a uma vida político-afetiva que, se não fosse a dois, teria sido impossível. Em 9 de setembro de 2005, faleceu. Não resistiu a uma cirurgia cardíaca. Cinco anos antes, declarava desejar que "que nossos filhos e os de tantos expatriados soubessem que eles foram e são importantes no destino que escolhemos".

"Renunciamos à nossa vida privada que poderia ser livre, disponível, aos prazeres, à convivência amorosa com nossos filhos e netos! Fomos para o Uruguai, Rio de Janeiro. Retornamos, pensando: será possível quebrar a hegemonia desse poder que no Brasil se instalou e abastardou-se na corrupção, na mentira, na manipulação da consciência?". Este é o depoimento de Yolanda. O resto é história.

Mas, a história continua, com Waldir Pires eleito vereador por Salvador, o mais votado do PT. Uma frase de Gilson Caroni nunca me saiu da cabeça: Waldir, como Yolanda, nunca temeu o recomeço. É que ele fez do Brasil seu projeto de vida.

Dona Yolanda será sempre lembrada!

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?