1 de novembro de 2012

 

PT vai governar maior número de eleitores no Brasil. É o grande vencedor.


O PT elegeu 636 prefeitos nos dois turnos. Vai governar o maior número de eleitores – 27,6 milhões, o equivalente a 20% do eleitorado. Também será responsável pela gestão da maior parte das receitas orçamentárias municipais do país – R$ 76,2 bilhões. Em relação ao total de eleitores governados por prefeitos petistas em 2008, o crescimento foi de 29% em 2013.
Somente em São Paulo, a mais rica do país, obteve novos 8.6 milhões de eleitores e R$ 32,1 bilhões de orçamento (2011).

Os três principais partidos que fazem oposição ao governo Dilma Rousseff: PSDB, DEM e PPS saem das eleições menores do que entraram. Comparando-se com 2008, estes partidos terão 312 prefeituras a menos. Somente o PSDB caiu de 787 prefeituras para 698, embora continue em segundo lugar no ranking, atrás apenas do PMDB que elegeu 1.027 prefeitos.
De todos os partidos, o PSB foi o que obteve maior crescimento, pulou de 6,1 milhões de votos para 8,6 milhões. O DEM em pleno processo de extinção obteve 6,4 milhões de votos.

As derrotas sofridas em Salvador, Feira de Santana e Aracaju não chegam nem de longe a comprometer a hegemonia petista.
Se o PT não pode Salvar, Salvador, salvou, entretanto, o destino do projeto democrático de transformação social, com  crescimento e redistribuição de renda.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?