28 de novembro de 2012

 

Pesquisa Ibope revela que golpe do mensalão não funcionou

Na primeira pesquisa voltada para a sucessão presidencial em 2014, Dilma Rousseff e Lula, juntos, obtiveram 45% contra 9% da oposição, na conta de votos válidos. Marcos Coimbra, do Vox Populi, estranha que apenas o resultado da pesquisa sobre voto espontâneo tenha sido divulgado. Mas, ainda assim, o importante são os números.

De acordo com a pesquisa, realizada em todo o Brasil entre os dias 8 e 12 de novembro, Dilma tem 26% das intenções espontâneas de voto para a próxima eleição presidencial. Isso quer dizer que um em cada quatro eleitores diz que votaria em seu nome sem precisar receber qualquer estímulo (lista, cartão, etc.). A seguir, estaria Lula, com 19%. Entre eles, uma diferença de 7 pontos percentuais, superior à margem de erro da pesquisa.

Muito atrás de ambos estão os candidatos de oposição: Serra com 4%, Aécio 3% e Marina Silva 2%. Somados, todos os outros nomes mencionados alcançam 2%.

Em termos práticos, o mais relevante da pesquisa é que, juntos, Dilma e Lula obtêm 45% das intenções espontâneas.

É possível que nem todos que votariam em Dilma votassem em Lula e vice versa, mas é razoável agregar seus votos. Como seria cabível fazer o mesmo com os candidatos de oposição.

Assim procedendo, teríamos o PT com 45% dos votos e a oposição com 9%. No máximo, com 11%, supondo que todos os demais lembrados fossem oposicionistas.

Em termos do chamado "voto válido" - excluindo brancos, nulos e indecisos - o quadro é de 80% para os candidatos petistas e 20% para os outros.

Se o objetivo do julgamento do mensalão era desgastar o PT, o resultado foi um fiasco.

Como bem diz Marcos Coimbra “a guerra do mensalão não acabou, mas, pelo que parece, até agora é o PT que está mais bem posicionado para vencer as batalhas fundamentais”.

LEIA NA ÍNTEGRA NO PORTAL Brasil247l

http://www.brasil247.com/pt/247/poder/86435/O-saldo-eleitoral-do-mensalão.htm

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?