28 de novembro de 2012

 

Julgamento do mensalão foi um verdadeiro “reality show”

Até agora foi a melhor definição para o circo armado no Supremo Tribunal Federal durante o julgamento do chamado mensalão, muito citado, nunca provado. O publicitário João Santana comparou o julgamento ao maior “reality show” da história jurídica no mundo. “Não existe nenhuma corte suprema no mundo que tenha transmissão ao vivo (...) a transmissão ao vivo potencializou os efeitos da pressão feita pela mídia antes do julgamento (...) o julgamento levou ao paroxismo a teatralização de um dos poderes da República (...) É bom lembrar aos ministros que o excesso midiático intoxica, é um veneno (...) se os ministros não se precaverem eles podem ser vítimas desse excesso midiático (...) transparência não significa necessariamente fazer um reality show”.

João Santana tem autoridade para dizer essas coisas. Ele acumula experiência de sete campanhas presidenciais no Brasil e exterior, vencendo em seis delas. No Brasil, comandou o marketing na reeleição de Lula (2006) e na eleição de Dilma Rousseff. No exterior venceu em El Salvador, República Dominicana, Angola e Venezuela. A única derrota foi na Argentina. De marketing político João Santana entende. Um conselho bom para os ministros performáticos do STF que votaram para a plateia. As declarações foram dadas em longa entrevista à Folha de S. Paulo (26/11/2012), páginas A17 e A18.


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