12 de outubro de 2012

 

Só Pelegrino terá condições de priorizar programas de saúde em Salvador

 O apoio da presidenta Dilma Rousseff ao candidato a prefeito Nelson Pelegrino (PT) trará conseqüências profundas na área da Saúde para Salvador. A responsabilidade com a saúde pública tem que ser da União, do Estado, mas também da Prefeitura, Desde que o prefeito seja uma pessoa equilibrada e comprometida com os trabalhadores e o povo que precisam do SUS. O prefeito de Salvador pode contribuir para o fim das macas nos corredores dos hospitais.

Há muitos programas federais que podem ser ampliados em Salvador.
Por exemplo, o programa “Saúde Não tem Preço”, que distribui gratuitamente remédios para diabetes, hipertensão e asma através das farmácias populares pode ser monitorados por uma secretaria municipal de saúde.

Os postos municipais de saúde podem ser modernizados, melhorando a relação dos médicos com pacientes, com evidente melhora na qualidade do atendimento.
A prefeitura pode ter um papel fundamental nos chamados programas invisíveis do SUS como, por exemplo, a Vigilância Sanitária.

O programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde precisa de atenção e reforço na capital. É um programa de saúde bucal d extrema importância, assim como a distribuição dos remédios  mais Unidades Básicas de Saúde
Obviamente, o programa Saúde na Família pode ser potencializado, até porque se trata de um programa modelo. O município precisa também contribuir com o programa de transplantes de órgãos. É possível colaborar.

A aliança política entre Dilma Rousseff e Pelegrino pode viabilizar a construção de novas Unidades Básicas de Saúde que, ao lado da rede Saúde Mais perto de Você, com foco na atenção básica, podem prevenir doenças crônicas como hipertensão e diabetes.
Com certeza os bairros pobres de Salvador precisam entrar no programa de cirurgia de catarata do SUS. Os postos de saúde municipais podem reduzir a corrida por leitos nos hospitais. Basta aprimorar a assistência de emergência.

O sistema de saúde do Brasil é infinitamente melhor que há dez anos atrás. Há mais programas funcionando,  além do que sugerem as  fotos (verdadeiras) dos jornais que focam somente nas macas entulhando os corredores dos hospitais. Mas, estamos longe de realizar Constituição de 1988: “a saúde é direito de todos e dever do Estado”.
Quem mais além de Pelegrino do PT poderia se comprometer com a saúde pública dos baianos que residem em Salvador?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?