29 de maio de 2012

 

Emiliano José (PT), na Itália, grava documentário “Padre Renzo”

O suplente de deputado federal, escritor e jornalista Emiliano José (PT) retornou da Itália, onde participou das gravações do documentário sobre a vida do padre italiano Renzo Rossi, inspirado no livro As asas invisíveis de padre Renzo, de sua autoria. Emiliano visitou o antigo prédio da Italgás, na periferia de Florença, onde o religioso começou a convivência com os operários italianos. Capelão de fábrica, Rossi iniciou ali seu trabalho de profundo ativismo humanitário.

"Rossi foi conquistando as lideranças de Florença e desenvolveu uma amizade com elas. Numa igreja anticomunista, ele começa a entender o comunismo. Esta foi a primeira conversão dele, não no sentido religioso", afirmou Emiliano.

A segunda experiência, não menos importante e que mudaria profundamente os rumos da vida do religioso foi no Brasil, mais precisamente em Salvador. Acompanhando a vida nos cárceres na época da ditadura militar, padre Renzo percebeu que os presos eram materialistas e ateus. Ainda assim, aqueles rapazes e moças presos acreditavam na humanidade. "Esperança, segundo as palavras do padre Renzo, é maior que a fé, definida por ele como um dom de Deus", revela o escritor.

As gravações na cidade italiana prosseguem. Em julho, o trabalho continua no Brasil. Aqui, personagens da vida real, presos durante a os anos de chumbo e que foram ajudados pelo trabalho do padre italiano, também serão entrevistados. O padre chegou a visitar 14 prisões durante a ditadura militar. O documentário, produzido pela TVE em parceria com a TV Brasil vai estrear em 2013.

LEIA MAIS NO SITE DO EMILIANO





Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?