9 de março de 2012

 

Secretário Gabrielli anuncia papel fundamental para Desenbahia no fortalecimento da economia baiana

Em seu discurso de posse, como Secretário do Planejamento da Bahia, o ex-presidente da Petrobras, economista José Sérgio Gabrielli Azevedo, nesta sexta-feira (9), no auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), em Salvador, afirmou que a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) “desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de cadeias produtivas para ampliar os efeitos sobre a economia”.

José Sérgio Gabrielli afirmou:

1) A dimensão financeira do desenvolvimento para o Governo usualmente fica restrita ao financiamento das políticas públicas, utilizando as fontes tradicionais de captação de poupanças para a transformação em investimentos.

2) O setor público encontra várias limitações regulatórias para reduzir os riscos de inadimplência do setor em relação aos seus credores. No entanto, a complexidade do mercado financeiro atual, particularmente nesse momento da crise internacional apresenta várias ameaças para os projetos em andamento, mas também cria muitas oportunidades no oferecimento de projetos sustentáveis e rentáveis para o setor privado.

3) Existem muitas fontes para novos financiamentos para projetos especiais, projetos estruturados e complementares aos investimentos do setor público, mas que potencializam o emprego e a geração de renda. Nesse sentido, o conceito de cadeias produtivas é fundamental para ampliar os efeitos sobre a economia.

4) A agencia de desenvolvimento Desenbahia desempenha um papel fundamental nessa direção, articulando as conexões entre poupadores e investidores e entre os empreendedores e os financiadores, além do crescimento de suas atuais atividades de utilizar Fundos públicos para financiar projetos em determinados segmentos da economia.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?