5 de março de 2012

 

Renée France de Carvalho – Uma Vida de Lutas

No dia 15 de março, a Editora Fundação Perseu Abramo lança o livro “Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS”, obra que retrata a história de resistência à opressão que Renée viveu, em especial ao lado de Apolônio de Carvalho – importante figura da história nacional recente, por seu ativismo político e afronta à ditadura, sua participação na fundação do PT, e com quem Renée compartilhou 62 anos de vida, convicções e lutas. A mesma obra também terá seu lançamento comemorado no dia 26 de março, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Com prefácio assinado por Luiz Inácio Lula da Silva, o livro detalha as mais importantes passagens de Renée, ativa militante da Resistência francesa ao nazismo, nascida na Marselha de 1925. Ainda sem a maioridade, mas já com a bravura destemida de militante, Renée se viu colhendo dinheiro, aos 11 anos pelas ruas da cidade, em assistência aos operários da greve de 1936. Pouco tempo depois, já participava da resistência como guerrilheira, na luta contra o nazismo.

Renée sentiu na pele a inquietação por perceber a separação real entre os ideais de igualdade e a dura realidade que, o tempo todo, lhe saltara à vista. Na Europa da Frente Popular ou no Brasil de 1947, ano de sua chegada ao país, Renée manteve sua análise crítica – vista constantemente no livro, que também retrata a mulher doce, apaixonada e protagonista de uma das mais belas histórias de amor vividas em meio às lutas pela revolução. Com Apolônio, Renée viveu a ditadura, a clandestinidade, o exílio e a satisfação de vivenciar, com ele, o nascimento do Partido dos Trabalhadores (PT).

A história de Renée France é uma história de uma mulher vencedora.

SERVIÇO
Lançamento do livro Renée France de Carvalho - UMA VIDA DE LUTAS
Livraria da Travessa – Shopping Leblon
15 de março – 19h00
Av. Afrânio de Mello Franco, 290 Loja 205A, 2º Piso

Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro
26 de março de 2012
Praça Quinze de Novembro – Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Adquira também pela internet pelo Portal da Fundação Perseu Abramo http://www.efpa.com.br/

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?