17 de fevereiro de 2012

 

Campanha encontra doador compatível para Sara Mattos, na França

A campanha de solidariedade à baiana/francesa Sara Mattos, que precisava de um doador compatível para doação de medula óssea, foi vitoriosa. A campanha “Amigos de Sara” foi feita na França, EUA, Londres e Brasil, com foco na Bahia. O doador compatível foi encontrado na França e o procedimento já foi realizado.

A solidariedade venceu a morte. Sara Mattos é filha do psiquiatra e psicanalista baiano Euvaldo Mattos e sobrinha do jornalista Florisvaldo Mattos. A campanha “Amigos da Sara” foi realizada com base nas redes sociais, através de malas diretas, e-mails, facebook e Twitter. Também ganhou adesões importantes da mídia, como a Rádio Metrópole, Rádio Excelsior AM e Rádio Itaparica. A notícia foi replicada em muitos sites do interior da Bahia.

A agência de publicidade EngenhoNovo, de Fernando Passos, entrou na campanha e estava preparando um panfleto e um spot para massificação na mídia. A ação humanitária pode não ser suspensa. Os integrantes do grupo “Amigos de Sara” vão se reunir e decidir se continuam a campanha por outros necessitados de doação de medula óssea. Da Desenbahia, vários colaboradores contribuíram: o diretor Marcelo Oliveira, os jornalistas Luciano Quintão e João Paulo Fonseca de Carvalho, Thais Miranda, doutoranda da UFBA, filha do Gerente de Comunicação da Desenbahia, Oldack Miranda. A jornalista Camila Marinho da TV Bahia contribuiu. E também Camila Moreira, assessora de imprensa do deputado federal Emiliano José (PT-BA).

É muito simples o ato de solidariedade ativa. Basta comparecer ao HEMOBA, avenida Vasco da Gama, Ladeira do HGE, não precisa agendar, nem fazer jejum. Para se tornar um doador de medula óssea, basta doar 5ml de seu sangue. Os voluntários devem ter entre 18 e 54 anos e estar em bom estado de saúde. Irão preencher uma ficha de identificação e seus dados e tipagem do sangue serão cadastrados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea(REDOME), que está ligado às redes de computadores dos EUA e Europa.

Quando aparecer um paciente compatível, o doador potencial será chamado. Futuramente, uma pequena porção do líquido do osso será retirada e injetada no paciente. A medula do doador se recupera em 15 dias. Sem dor, sem sacrifício. Assim, a campanha aumenta as chances de TODOS os necessitados de transplante de medula. Com um gesto simples você pode salvar uma vida.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?