28 de fevereiro de 2012

 

BAHIA DE FATO presta homenagem a Nise de Oliveira

Neste mês de março, mês da mulher, o blog BAHIA DE FATO presta homenagem a Dra Nise de Oliveira, alagoana, a primeira mulher a se formar em Medicina na Universidade Federal da Bahia, em 1926. Médica psiquiatra, foi aluna de Carl Jung. Se viva fosse faria 107 anos. Faleceu há 13 anos. O machismo exacerbado da sociedade da época a impediu de exercer a Medicina Psiquiátrica. Foi obrigada a trabalhar como enfermeira, antes de conseguir, em 1933, um estágio na Clínica Neurológica Antonio Austregésilo. Depois de fazer concurso federal ingressou no Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental do Hospital da Praia Vermelho (Rio), décadas depois rebatizado como Hospital Pinel.

Nise de Oliveira rebelou-se contra as torturas e choques elétricos como eram tratados os “loucos”. Em 1936, Nise de Oliveira foi presa por um ano e meio, na Ditadura Vargas, acusada de ser comunista. Com o trauma, anulou-se como psiquiatra durante sete anos. Ao ser reintegrada ao Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II, foi rebaixada a “Terapeuta Ocupacional”, vista à época como uma função inferior. Rejeitando o choque elétrico e os demais procedimentos violentos, criou o “Espaço do Amor”, adotando a arte como método alternativo de tratamento, com ateliês de pintura, desenho, modelagem e oficinas de jardinagem, bordado, dança e teatro.
Assim, revolucionou a Psiquiatria convencional, foi transformadora, ao provocar o renascimento de cada ser humano. É reconhecida por ter introduzido no Brasil a psicologia analítica desenvolvida por Carl Jung. Fundou o Grupo de Estudos C. G. Jung.

A atriz Mariana Terra está resgatando sua história na peça teatral “Nise de Oliveira – Senhora das Imagens”, no Teatro Eva Herz (SP). Vai virar filme protagonizada por Glória Pires.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?