4 de janeiro de 2012

 

Um dia gratificante, um ato de solidariedade


Terça-feira (03/01/2012) foi um dia gratificante. Marcelo Sampaio Oliveira, Diretor de Desenvolvimento de Negócios (DDN) da Desenbahia e o jornalista Luciano Quintão Ataíde, integrado à Gerência de Comunicação Social, compareceram ao HEMOBA (Av. Vasco da Gama, Ladeira do HGE), em Salvador, preencheram um cadastro e doaram sangue para o teste de compatibilidade de medula óssea.

Fui com eles, fiquei emocionado porque os dois aderiram aos apelos dos “Amigos de Sara”, um grupo organizado na Bahia, França e Londres, em solidariedade à jovem Sara Mattos, filha do psiquiatra e psicanalista Euvaldo Mattos, que é irmão do jornalista e poeta Florisvaldo Mattos, uma referência ética para os jornalistas baianos.

Sara Mattos é uma baiana/francesa, que viveu em Salvador até os 26 anos de idade e hoje está radicada em Londres. Sara precisa da doação de medula óssea, um tecido líquido que fica no interior dos ossos. A corrida é contra o tempo. Sara e outras milhares de pessoas precisam encontrar um doador compatível 100%. Marcelo Oliveira comentou: “A iniciativa é muito simples e leva esperança aos milhares de portadores de doenças do sangue, como leucemia e outras.

A doação é realmente simples. O doador precisa ter entre 18 e 55 anos. Não é necessário agendar, nem ficar em jejum. Para o teste, bastam 5 ml de sangue. Caso o doador seja compatível com algum paciente, futuramente, parte do líquido do osso será retirado e se recomporá em 15 dias. Simples assim. A ficha do doador, com o tipo de sangue, vai para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME), que está em rede com praticamente todos os países do mundo. As chances de se encontrar um doador compatível com a medula de Sara são maiores entre os grupos étnicos com grande miscigenação. Portanto, a campanha se concentra na Bahia, Nordeste e Brasil.

Em Salvador, o HEMOBA fica na Avenida Vasco da Gama, na Ladeira do HGE e atende pelos telefones 3116-5600 e 3357- 0900.

LEIAM MAIS EM http://fundacaohemoba.blogspot.com/2012/01/hemoba-hoje.html

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?