10 de dezembro de 2011

 

Waldir Pires: o grande objetivo é acabar com a miséria


O ex-governador e ex-ministro Waldir Pires, ao se pronunciar na Reunião Plenária do deputado federal Emiliano José (PT-BA), afirmou que “sabia que Emiliano como deputado federal teria um mandato indispensável para o Brasil”. Disse mais: “Nós somos de gerações diferentes, mas que enfrentamos etapas difíceis. A minha geração foi antes de Emiliano, mas ele próprio se tornou um símbolo de minha geração”. O mais grave é que se antes lutávamos por liberdade e democracia, agora vivemos momentos perigosos para a civilização humana, disse ele.

Segundo Waldir Pires, “vamos ter que fazer política para assegurar a continuidade da vida humana, de nossos povos, das aspirações de felicidade, de modo que o ser humano organize uma sociedade solidária”. A posição dos políticos desta geração atual, a posição do povo brasileiro está começando a ser decisiva para construção do que a “minha geração não conseguiu”. A política diz respeito à troca de idéias, à certeza de que pela palavra, pelos acordos, possamos construir uma sociedade solidária, absolutamente de acordo com nossas diversas crenças religiosas. Segundo ele, a grande maioria dos baianos é ligada ao cristianismo, que pregou a fraternidade.

“Acreditamos que é possível transformar a mecânica da vida social, com fé. Pois será eterno o direito da violência do mais forte? Acreditamos que a mulher terá um papel essencial na tarefa de perpetuar a espécie humana. Achamos até que a capacidade da mulher é superior à dos homens. E isso vem desde os tempos das cavernas.

Existe maior discriminação do que a miséria? Indaga Waldir Pires para uma platéia fascinada. O tempo de hoje é para construção do caminho da solidariedade. A miséria humana, a extrema pobreza, foi escondida durante anos. Mas hoje, sabemos onde está a miséria. Quantos países estão com gente que não tem nem o que comer... Como podemos aceitar uma criança pedindo esmolas nas ruas? Ela perde toda a infância, não aprende as coisas essenciais, está condenada.

Portanto, cabe às comunidades, às sociedades, a decisão, através de política, de transformar o mundo pelo diálogo. Considero que o primeiro grande esforço de inclusão social coube aos dois governos do presidente Lula. Antes houve a tentativa de Getúlio Vargas, eles o derrubaram. Depois a tentativa de João Goulart, ele novamente o derrubaram, e são os mesmos que tentaram derrubar Lula, para Waldir Pires. Cabe a nós defender o legado de Lula e apoiar a presidenta Dilma Rousseff, com este programa: acabar com a pobreza extrema, acabar com a miséria.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?