15 de dezembro de 2011

 

Projeto Memórias Reveladas resgata história da ditadura militar na Bahia

O Centro de Memória da Bahia apresenta o projeto Memórias Reveladas das Lutas Políticas na Bahia, na próxima sexta-feira (16), a partir das 19h, no Palácio Rio Branco, situado na Praça Thomé de Souza, Centro Histórico de Salvador. O evento contará com a presença do ex-governador Waldir Pires, do deputado federal Emiliano José (PT), e intelectuais como Carlos Barros, Fábio Paes, Muniz Ferreira, Joviniano Neto e do historiador Ubiratan Castro.

A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), utilizará de metodologia da história oral para a produção de documentos orais, escritos e audiovisuais, com vistas a assegurar o resgate de memória das lutas políticas na Bahia, que serão disponibilizados a todos os cidadãos diretamente e por meios eletrônicos.

O projeto Memórias Reveladas integra o esforço nacional de recuperação da memória da resistência à Ditadura Militar (1964–1985). O processo de pesquisa será compartilhado com os movimentos que lutam pela anistia, pelos direitos humanos e contra a tortura.

A pesquisa abrangerá os vários movimentos sociais em que se afirmou a resistência à ditadura, como o Movimento Estudantil, Movimento Operário, Movimento Camponês, Movimento de Bairros, Partidos Políticos Clandestinos, Movimentos Políticos Legais e Parlamentares, Movimento das Igrejas (Católica e Protestante), Intelectuais Progressistas e outros.

O evento é gratuito e aberto ao público e visa ainda o estímulo à realização de novos estudos sobre a história política da Bahia no período da ditadura militar brasileira. O banco de dados audiovisual, com o material coletado durante a entrevista, ficará sob a guarda da Fundação Pedro Calmon, no Centro de Memória da Bahia.


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?