24 de dezembro de 2011

 

OS AMIGOS DE SARA


Fui convidado para entrar no grupo dos amigos de Sara. Topei. Sara Mattos é uma baiana/francesa que vive em Londres. É filha do psiquiatra e psicanalista Euvaldo Mattos, irmão do jornalista e poeta Florisvaldo Mattos. Sara precisa, para viver, da doação de medula óssea, um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos. O ato de solidariedade é muito simples. Basta comparecer ao HEMOBA, hemocentro ou hemonúcleo autorizado, preencher um cadastro com endereço e coletar 5ml de sangue para o teste de compatibilidade.

Compatibilidade. Esse é o problema. Tudo seria simples se não fosse a necessidade da compatibilidade entre o doador e o receptor. É preciso 100% de compatibilidade. A chance de encontrar uma medula compatível no Brasil é de uma para 100 mil. Mais de 60 mil dos pacientes não possuem doadores na família e, quando não há um doador entre os familiares, a solução é fazer uma campanha em busca desse doador compatível. Não há risco. O doador precisa ter entre 18 e 54 anos. Não é necessário agendar cadastro , nem ficar em jejum. Caso o doador seja compatível com algum paciente, parte do líquido do osso é retirado e se recompõe em 15 dias. Simples assim. A ficha do doador, com a tipagem do sangue, vai para o Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Assim, os amigos de Sara se mobilizam por ela e por milhares de outras pessoas que precisam do transplante de medula óssea. As chances dos amigos de Sara encontrarem seu doador compatível são maiores entre os grupos étnicos com maior miscigenação. Portanto, quanto maior for o número de baianos e brasileiros cadastrados no banco universal de medula, maiores serão as chances de Sara.

“Para Sara esse é um tempo de luta. É também um tempo de luta para nós, amigos de Sara, de toda parte, França, Londres, Bahia, porque acreditamos que no gesto solidário a vida pulsa, para sempre, sem cessar...”

A doação de medula óssea é um gesto de solidariedade e de amor ao próximo. Isso é revolucionário.

SERVIÇO
HEMOBA – Avenida Vasco da Gama s/n
NA LADEIRA DO H.G.E - SALVADOR - BA
Fones 3116-5600 e 3357- 0900

Comments:
Acho que para ajudar Sara e outras pessoas,necessário se faz ir ao HEMOBA.
Temos uma tendência, e isso é quase geral, a passar a bola para o outro.
Assim, acredito que cada um que ler o chamamento, deve materializar sua solidariedade, tornando-se um doador de fato.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?