6 de novembro de 2011

 

Zé Dirceu em tempos de planície


Cheguei às 15h na Livraria Saraiva do Shopping Salvador, neste sábado, 5. O lançamento do livro “Tempos de Planície” do ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, estava marcado para 19h30. Comprei o livro antecipadamente, por lá fiz um lanche e praticamente li toda a obra. São textos incrivelmente lúcidos e atuais, publicados na imprensa, datados de 2006 a 2010. Vale a leitura porque nos remete ao debate político atual. Concordo com Zé Dirceu: no final de 2005 ele foi jogado no epicentro da maior campanha política e midiática já construída contra o Partido dos Trabalhadores, visando em última instância o impeachment do presidente Lula.

Um Congresso Nacional desmoralizado, refém do denuncismo de uma mídia conservadora, cassou um mandato de 550 mil votos. Zé Dirceu recusou-se a seguir o velho truque de renunciar para depois poder concorrer a outro mandato. Os vícios históricos do sistema político eleitoral se transformaram na artilharia da oposição partidária e midiática, jogando no esgoto o debate do que realmente importa: um novo paradigma de desenvolvimento, o embate entre o projeto neoliberal e um projeto alternativo de um Brasil independente, com distribuição da renda e geração de um mercado interno. A construção de um projeto para o país.

O mesmo está ocorrendo agora. No lugar do debate sobre os caminhos de desenvolvimento do Brasil, as forças conservadoras, a mídia, e os inocentes úteis da classe média, travestidos de internautas, "indignados", centram as denúncias na corrupção, coisa que os dois governos Lula e agora no governo Dilma vem sendo combatida como nenhum outro governo anterior ousou. É o conservadorismo dos que recusam o progresso do Brasil em nome das denúncias de corrupção em todos os níveis institucionais, menos na mídia e nas grandes empresas que corrompem funcionários. É fundamental reler os textos de Zé Dirceu, que repõe o debate sobre os rumos do Brasil.

Enquanto a CGU, a Polícia Federal e dezenas de órgãos governamentais desmontam as máfias montadas nas instituições, o Partido dos Trabalhadores, o PCdoB, o PSB lideram um debate sobre a construção de um Brasil mais justo, o passo seguinte para articular desenvolvimento econômico com distribuição de renda. Avançamos muito, e grande parte da responsabilidade dessa articulação que levou Lula ao poder, coube a Zé Dirceu. Isso, o tiroteio denuncista de corrupção atrás de corrupção, umas inventadas outras não, não vai nunca apagar da história. E melhor ainda: Zé Dirceu está aí, mais do que nunca atuando em tempos de planície.


Comments:
Parabéns: gostei da retrospectiva dos fatos políticos. É por ai que caminha um jornalista especializado em Política!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?