3 de setembro de 2011

 

Conquista comemora instalação da Superintendência da Caixa Econômica Federal

O anúncio da aprovação de uma Superintendência da Caixa Econômica Federal, em Vitória da Conquista, soa como uma vitória da política, da polícia com P maiúsculo.

Foi realmente uma vitória do municipalismo, encarnado na figura do prefeito Guilherme Menezes e também de muitas lideranças municipais. Antes, só havia superintendência da Caixa em Feira de Santana, Itabuna e Salvador.

Há meses blogs, sites e jornais registram a movimentação da representação política de Vitória da Conquista em busca da Superintendência da Caixa Econômica Federal. Acompanhei os acontecimentos pelo Blog do Fábio Sena, entre tantos outros. Dia 18 de maio, por exemplo, ele deu a manchete: Emiliano quer Superintendência da Caixa em Conquista .

O Blog do Fábio Sena resumiu a notícia: “Em pronunciamento nesta quarta-feira (18/05) na Câmara Federal, o deputado Emiliano José reivindicou do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, a instalação de uma superintendência da instituição em Vitória da Conquista para atendimento aos municípios da Região Sudoeste.

O petista, que vem se destacando na defesa dos interesses do município na Câmara dos Deputados, demonstrou que o volume de investimentos do governo federal em Conquista, majoritariamente por intermédio da Caixa, justifica essa medida por parte do órgão.

“O conjunto de investimentos do governo municipal vem garantindo um crescimento sustentável e equilibrado. Hoje, Vitória da Conquista ocupa a condição de metrópole regional, polarizando uma população superior a 2 milhões de habitantes, com dezenas de municípios no seu entorno. Diariamente circulam naquele município de 50 a 70 mil pessoas, uma população flutuante vinda de toda região, inclusive do Norte de Minas Gerais” (Blog do Fábio Sena).

O Blog do Fábio Sena me despertou para ver o discurso do deputado Federal Emiliano com três notícias:

15:34 | 18 de Maio de 2011
1)Emiliano reivindica Superintendência da Caixa Econômica em Vitória da Conquista

O deputado federal Emiliano José (PT-BA), em pronunciamento na Câmara, nesta quarta (18), solicitou ao presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, a instalação de uma superintendência da Caixa no município de Vitória da Conquista, na Bahia, para atender à demanda crescente da Região Sudoeste. Segundo ele, Conquista vem se destacando no cenário nacional porque sempre se preocupou em promover uma política social voltada para a maioria da população, aliando desenvolvimento econômico com inclusão social, qualidade de vida e oportunidades.

“Vitória da Conquista é uma das lideranças do crescimento econômico da Bahia, saltando da 11ª para a 4ª posição no ranking estadual do PIB, que passou de menos de R$ 1 bilhão, em 1999, para uma projeção de mais de R$ 4 bilhões em 2010, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. Vale destacar que cerca de 60% do PIB do município decorre dos investimentos públicos”, acentuou.

De acordo com Emiliano, a chegada dessa superintendência contribuirá decisivamente para a ampliação dos negócios de toda a região, para incrementar diretamente os programas sociais, e serão mais de 2 milhões de pessoas beneficiadas. “Tenho convicção de que o presidente Jorge Hereda atenderá a essa reivindicação, porque tem um carinho especial pelo povo baiano e sabe que essa nova superintendência só trará benefícios à nossa Caixa Econômica Federal. Faço essa reivindicação em nome da população de Conquista e do seu prefeito Guilherme Menezes”.


10:06 | 26 de Maio de 2011
2)Emiliano e Guilherme Menezes defendem superintendência da Caixa em Vitória da Conquista

A criação de uma superintendência da Caixa Econômica Federal em Vitoria da Conquista foi o principal item da agenda que reuniu, na quarta feira (25), em Brasília, o prefeito de Conquista, Guilherme Menezes (PT), o deputado federal Emiliano José (PT/BA) e o presidente da Caixa, Jorge Hereda.

Depois do encontro, o prefeito disse que Hereda tem amplo conhecimento sobre a realidade da Bahia e do papel que a Caixa pode desempenhar no desenvolvimento da região de Conquista. "Estamos muito animados e esperançosos de que a Caixa vá ampliar sua presença no Estado", disse.

Apesar do peso econômico da Bahia na região nordestina, a Caixa só tem três superintendências no Estado: Salvador, Feira de Santa e Itabuna.


11:21 | 26 de Agosto de 2011
2)Superintendência da Caixa já tem endereço em Conquista

Agora é pra valer. A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista já tem endereço certo. A conquista, uma das demandas defendidas pelo deputado federal Emiliano José, foi confirmada pelos gerentes da CEF na cidade, Claudeir Pereira e Cláudio Moreira. Em reunião realizada em Brasília, em maio deste ano, o parlamentar articulou junto com presidente da Caixa, Jorge Hereda e o prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), a instalação da entidade no município.

De acordo com os representantes da Caixa, o órgão funcionará na Praça Barão do Rio Branco, no 3º andar do prédio onde funciona a agência do banco em Vitória da Conquista. O prefeito da cidade, Guilhereme Menezes, comemorou a notícia e ressaltou o papel do deputado federal Emiliano José nas negociações com a empresa pública.

A Superintendência da Caixa Econômica Federal em Vitória da Conquista foi aprovada pela Presidência e Conselho Nacional da Caixa Econômica Federal em junho deste ano. Com isso, o município – que se tornará representante regional da instituição - amplia a relação que possui com a CEF, favorecendo a economia na região. Agora, a Bahia passa a contar com quatro dessas unidades. As outras três estão localizadas em Salvador, Feira de Santa e Itabuna. (Fonte: Prefeitura Municipal).


MORAL DA HISTÓRIA: A POLÍTICA TEM SALVAÇÃO

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?