30 de julho de 2011

 

Manchete da Folha de S. Paulo engana o leitor

A Folha de S. Paulo continua a praticar seu jornalismo porcaria. Sexta-feira, 29, tascou a manchete “Humala assume e despreza Constituição”. Putz, o novo presidente de esquerda peruano, Ollanta Humala, já deu um golpe? Não era exatamente o que a manchete da Folha sugeria. O presidente eleito do Peru desprezou, na verdade, a Constituição “promulgada” em 1993, sob o governo do facínora Alberto Fujimori, após a dissolução do Congresso em um autogolpe. O presidente eleito jurou defender os princípios e valores da Carta de 1979. A manchete da Folha engana o leitor que passa desavisado pela banca de revista. Seria mais ou menos como se Lula ao ser empossado jurasse obediência ao Ato Institucional Nº 5, da ditadura militar.

Obviamente, o editor da Folha de S. Paulo passa uma “pegadinha” no leitor. O texto da matéria assinada pela enviada especial ao Peru, Flávia Marreiro, vai esclarecendo tudo. O que disse mesmo Ollanta Humala ao tomar posse foi: “juro (...) que defenderei a soberania nacional, a ordem constitucional e a integridade física e moral da República e suas instituições democráticas, honrando o espírito, os princípios e valores da CONSTITUIÇÃO de 1979”. E então? Você, leitor, acha que Humala assumiu desprezando a Constituição? É o que disse a manchete do jornalão fascistóide.

A manchete da Folha não deixa margem a dúvida sobre a posição do Editor de Notícias Internacionais da Folha de S. Paulo. A manchete se alinha aos 37 deputados fujimoristas que gritavam e vaiavam no Congresso: “Não há presidente, não há presidente”. Claro que há presidente, evidente que Ollanta Humala tomou posse jurando seguir a Constituição, não a de 1993, imposta pelo facínora Fujimori para servir a seu governo corrupto, mas a Carta de 1979 promulgada num cenário de transição democrática.

Para ler a Folha de S. Paulo tem que estar atento às “pegadinhas” da direita raivosa. Não há inocência ou engano na Folha.

Não dá para não criticar.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?