2 de julho de 2011

 

Campanha contra o fechamento de escolas do campo

O MST denuncia. Desde 2002, foram fechadas no Brasil 24 mil escolas nas áreas rurais. Os números são do Censo Escolar do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do Ministério da Educação. Em 2002, existiam 107.432 escolas, em 2009 o número caiu para 83.036 escolas. Portanto, foram fechados 24.396 estabelecimentos de ensino na área rural. Deste total, 22.179 são escolas municipais. O MST acaba de lançar a Campanha Nacional Contra o Fechamento de Escolas no Campo.

Estados e municípios que fecharam escolas têm que se explicar. O Ministério da Educação tem a obrigação de investigar isso. Acreditava-se que as conquistas de políticas públicas da educação no campo estavam consolidadas. Mas, com o agronegócio que extingue empregos e empurra os agricultores para as cidades as conquistas não estão cristalizadas. É uma contradição, já que o MEC avançou bastante ao estimular licenciaturas em Educação do Campo.

A Campanha Nacional contra os fechamentos das Escolas do Campo pretende levar o debate à sociedade, frear essa tendência de fechamento de escolas rurais, garantir o direito à educação vinculada à prática social de quem está aprendendo, não permitir que estados e municípios dêem um passo atrás. Essa luta passa pela defesa de melhores condições de trabalho, de melhores condições das estruturas físicas das escolas rurais e pelo aumento do número de escolas, não redução.

A região Nordeste vem sofrendo o maior impacto pela redução de escolas no campo, pelo simples fato de a maior parte da população do campo se situar nesta região.
Estados e municípios devem convocar o MST, que tem grande experiência acumulada na educação no campo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?