22 de julho de 2011

 

Brasil vai doar 80 mil toneladas de alimentos para a Somália

Somos um país solidário. Pela primeira vez o Brasil fará uma doação de alimentos a um país africano. O governo federal vai enviar 80 mil toneladas de feijão e milho. As primeiras 20 mil toneladas seguem em agosto. A situação na Somália é grave, milhares de pessoas passam fome, outras milhares fogem da seca para a Etiópia. Milhares não conseguem ir a lugar algum por causa da pobreza extrema e vão ficando para trás no deserto, para a morte.

A região do Chifre da África, nordeste do continente africano, vive a pior seca dos últimos 60 anos, castigando a Somália, Etiópia, Eritréia, Quênia, Uganda, Djibuti e Sudão. Mais de dez milhões estão em petição de miséria. No caso da Somália, a situação é mais grave por causa da guerra civil entre o grupo islâmico Al Shabab e o governo de transição. Os conflitos impediram que a ONU prestasse ajuda humanitária.

Com a lei aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidenta Dilma Rousseff, o Brasil vai doar um total de 710 mil toneladas de alimentos através do Programa Mundial de Alimentos da ONU, a um custo estimado de US$ 350 milhões. O Brasil está entre os oito maiores doadores mundiais de alimentos. Com as doações deste ano vai passar a ser o quarto no ranking da solidariedade humana.

Espero que a mídia e a oposição não ataquem o governo pelo gesto de solidariedade. Sempre há algum idiota a vociferar que “estão desperdiçando nosso dinheiro”. Como fizeram com o Haiti.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?