8 de julho de 2011

 

Brasil rompe bloqueio dos EUA a Cuba e financia Porto de Mariel

Na prática, o Brasil soberano rompe o bloqueio imposto a Cuba pelo imperialismo dos EUA. O jornalista Beto Almeida, membro da Junta Diretiva da Telesur, sobre o assunto publica excelente artigo na Agência Carta Maior com o título “Cuba-Brasil, 25 anos do reatamento”. A ruptura veio com o golpe militar de 1964. Há um novo cenário político em Cuba. O Brasil aprofunda nossas relações.

Com financiamento do BNDES, constrói-se o Porto de Mariel, decisivo no fortalecimento econômico de Cuba. Será o maior porto do Caribe. Em outro projeto, Brasil e Cuba estão cooperando na produção de vacinas para a África, inclusive na especialização de médicos timorenses formados em Cuba que passam pela Fiocruz antes da volta ao Timor.

Cuba e Brasil estão cooperando também no sistema de saúde do Haiti, com financiamento brasileiro de 80 milhões de dólares, mais pessoal e tecnologia. Enquanto os marines fazem guerra, Brasil e Cuba se solidarizam com países pobres. A cooperação Brasil-Cuba é estratégica para muitos povos.

Na área da informação, o convênio da EBC com a Prensa Latina e a Telesur, fará com que o povo brasileiro escape do bloqueio informativo de que padece sobre as conquistas sociais da Ilha.

LEIA NA ÍNTEGRA EM CARTA MAIOR

http://www.cartamaior.com.br/templates/analiseMostrar.cfm?coluna_id=5102

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?