9 de junho de 2011

 

STF apóia Lula, derrota Berlusconi e Gilmar Mendes, e liberta Battisti

O Supremo Tribunal Federal reconheceu a prerrogativa política de o presidente da República conceder refúgio político. Foi o caso do ex- presidente Lula que tomou essa decisão em relação ao ativista Cesare Battisti. O STF, finalmente, mandou libertar o italiano. Relator do caso, Gilmar Mendes votou contra Battisti e Lula e apoiou reclamação do governo Silvio Berlusconi, que insistia na extradição. Mas, junto com o presidente do STF, Cezar Peluso, foi derrotado pela maioria da Corte. Advogados vão pedir visto permanente para Battisti, que deve voltar a ser escritor.

A Agência Carta Maior publicou um texto da autoria de André Barrocal. Ele resume o quadro, sem se contaminar pela politização do episódio adotada pela reacionária mídia brasileira. O ex-ativista italiano ficou preso injustamente durante quatro anos. No final, o STF deu a vitória ao ex-presidente Lula e derrotou o primeiro-ministro da Itália, Sílvio Berlusconi, que elegeu Battisti para boi de piranha em sua campanha de direita. No STF, ganhou a posição dos que consideraram o caso uma questão política, de soberania nacional. Perdeu Gilmar Mendes que considerava o caso uma questão puramente jurídica.

LEIA MAIS NA CARTA MAIOR

Comments:
ainda bem que temos o ministro joaquim ,ele sim e´um patriota e o unico que peita o comprado do gilmar,o ministro que mais envergonhou meu país,até quando os homens advogados do meu país vão aceita os desmandos do gilmar,tem que haver um jeito democratico de barrar este impatriota
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?