12 de junho de 2011

 

No I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia, Paulo Henrique Amorim defendeu INTERNET LIVRE

O jornalista e blogueiro “sujo”, Paulo Henrique Amorim, na palestra de abertura do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia (sexta, 10), em Salvador, defendeu que, para que a Internet cumpra seu papel de democratizar a comunicação é preciso resgatar o princípio de sua concepção original - descentralizada, universal e independente – de modo que qualquer pessoa tenha o direito de acessar seu conteúdo de qualquer lugar, em qualquer idioma, e sem autorização de ninguém.

“Foi para democratizar a informação que a internet foi criada e é por isso que temos que lutar por uma BANDA LARGA de qualidade para todo mundo”, afirmou o blogueiro em sua palestra, sempre acompanhado da jornalista Geórgia Pinheiro, Editora Executiva do blog CONVERSA AFIADA. Amorim relembrou a trajetória do movimento dos blogueiros progressistas, ressaltando o papel importante que este pessoal tem exercido no debate público sobre a necessidade de um novo marco regulatório para a comunicação no Brasil.

De fato, a atual legislação foi parida na década de 1940, quando sequer existia televisão no país. Muito menos Internet. O Brasil ficou atrás da Argentina. A lei argentina impede a propriedade cruzada, ou seja, que grupos econômicos detenham emissoras de TV, rádio, jornais e provedores de Internet em uma mesma localidade. A Ley de Medios da Argentina limita o poder dos grandes grupos de comunicação, criando uma base legal para a democratização da comunicação.

Segundo Paulo Henrique Amorim, a sociedade precisa lutar para a presidenta Dilma Rousseff envie ao Congresso Nacional uma lei que tenha o mesmo espírito da lei argentina. Depois, tem que lutar para que o Congresso Nacional aprove a nova lei, impedindo assim a perpetuação do monopólio da comunicação exercido por poucas famílias. Amorim considera um absurdo que políticos continuem a obter concessões para explorar emissoras de rádio e TV.

Para o blogueiro, o caminho para democratizar a comunicação no Brasil, garantindo a liberdade de expressão, é universalizar o acesso a uma BANDA LARGA de qualidade, neutra, com baixo custo, republicana, sem restrições no tráfego de informações. A Internet, ressalta, será o meio de comunicação mais utilizado pelos brasileiros até 2020. “O País precisa recuperar o sentido original da Internet, que é a descentralização, universalização e independência.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?