12 de junho de 2011

 

Governo Wagner apoiou I Encontro de Blogueiros Progressistas da Bahia

Blogueiros, tuiteiros, ativistas digitais, produtores independentes de conteúdo na Internet, unificados em torno da luta pela democratização da mídia no Brasil, participaram da sessão de abertura do I Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas da Bahia, realizada dia 10, sexta-feira à noite, no auditório Lótus do Hotel Fiesta. O governador Jaques Wagner foi representado pelo deputado federal Emiliano José (PT-BA), integrante da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão. O vitorioso evento foi apoiado pela Secretaria de Comunicação, comandada por Robinson Almeida, um dos palestrantes.

Na Sessão de Abertura, além do secretário estadual de Comunicação, Robinson Almeida (que fez sua saudação e se retirou para representar o governo em outra importante reunião), falaram o deputado federal Emiliano José; o professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o jornalista Altamiro Borges, secretário nacional de Comunicação do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, o palestrante da noite , Paulo Henrique Amorim, e integrantes da Comissão Organizadora. Os números não são oficiais. Inscreveram-se 270 blogueiros e ativistas, compareceram 140 na sessão de abertura, uma significativa base para começar o processo de criação de uma verdadeira Associação dos Blogueiros Progressistas da Bahia.

O deputado federal Emiliano José (PT-BA), em sua saudação, descontraidamente lembrou que teve a honra de receber, em sua campanha eleitoral, o apoio político do jornalista e blogueiro Paulo Henrique Amorim, que veio a Salvador proferir conferência. “Foi um gesto corajoso deste jornalista de primeira linha”, disse o deputado.

Foi um rasga seda. Emiliano confidenciou que, no trajeto de aeroporto Dois de Julho ao local do encontro, o jornalista Paulo Henrique Amorim vinha ditando matéria por telefone: “ele faz comunicação em tempo real, admirável mundo novo, testemunhei o jornalista escrever matéria publicada, na hora, pelo site CONVERSA AFIADA”. Assim, o deputado Emiliano José fez o elogio ao “blogueiro sujo” que tanto esforço faz para mobilizar os blogueiros progressistas do Brasil, em torno da luta pela democratização da comunicação.

“Gosto do termo “blogueiro sujo”, criado pelo derrotado José Serra (PSDB) na campanha eleitoral presidencial, serviçal da mídia hegemônica, mas, adotado como elogio pelos jornalistas e blogueiros independentes, observou Emiliano José.

O deputado Emiliano José destacou a atuação de vanguarda do Governo Wagner, que patrocinou a 1ª Conferência Estadual de Comunicação da Bahia, fortalecendo a realização da Conferência Nacional de Comunicação – Confecom. Sobretudo, aplaudiu a criação do Conselho Estadual de Comunicação da Bahia – considerado uma “ousadia – já que não saia do papel desde que virou dispositivo da Constituição Estadual de 1988. O deputado ressaltou também a criação da Secretaria Estadual de Comunicação, que antes tinha status de assessoria.

O deputado Emiliano José, em nome do governador Jaques Wagner, fez o convite: a Bahia quer SEDIAR o próximo Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, porque defende que comunicação é um direito de todos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?