17 de maio de 2011

 

Descontentes do PT da Bahia anunciam criação de nova tendência


Deu no jornal A TARDE (17/05/2011): “Descontentes do PT da Bahia anunciam criação de nova tendência”, em texto assinado pela jornalista Patrícia França. Segue a reportagem:


A reunião não foi divulgada para a imprensa e no PT o assunto é tratado com cautela para não transparecer que existe um racha no partido do governador Jaques Wagner. Mas, a decisão tomada, no último sábado (15), por 300 lideranças (prefeitos, vereadores, líderes comunitários) da corrente “Construindo um Novo Brasil” (CNB), de oficializar uma nova tendência, revela que uma parcela significativa da militância não está satisfeita com os rumos tomados pelo PT na Bahia. A CNB é a maior tendência do partido no Estado e no plano nacional tem como expoente o ex-presidente Lula.

Batizada de Articulação CNB, o novo agrupamento reúne os deputados federais Geraldo Simões, Emiliano José e Joseph Bandeira, e os deputados estaduais J. Carlos e Rosemberg Pinto. Também recebeu aval do secretário nacional de Organização do PT, Paulo Frateschi, que esteve em Salvador no final de semana. O presidente estadual do PT, Jonas Paulo, que pertence à CNB, esteve no encontro, fez uma saudação e se retirou.

Um dos motivos para justificar a dissidência, segundo o deputado Rosemberg Pinto, é a pouca participação da militância nas decisões partidárias. “A Articulação Construindo um Novo Brasil está se organizando para voltar adebater com as bases. Ela é a maior do Brasil e da Bahia, tanto que elegeu Dilma (presidente) e Wagner (governador) mas está bastante distante das bases, ponderou o petista.

No manifesto de lançamento da nova tendência, intitulado Carta de Salvador, a necessidade de resgatar o debate político está explicitada no trecho: “A Articulação CNB deve contribuir para um maior protagonismo do PT no debate interno nos governos e permitir que muitos militantes tenham possibilidade de expressar suas opiniões e intervir nas decisões e rumos”.

Do lado oposto à nova Articulação CNB estariam, segundo o deputado, o grupo que defende que a CNB permaneça como uma “tendência de quadros”, com as decisões tomadas prioritariamente por quem detém mandato.

Rosemberg não quis citar nomes, mas A TARDE apurou que o deputado federal Josias Gomes estaria neste grupo. A reportagem não localizou o parlamentar, ontem, para falar sobre o assunto.

Procurado, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, disse que não falaria sobre “tendências internas” porque é presidente do partido. Sem esconder certa irritação, completou: “Nenhuma tendência tem expressão externa. Quem tem falado de tendências na imprensa está trabalhando contra as normas do partido”, avisou Jonas.

O deputado Emiliano José pontuou que o objetivo da Articulação CNB é “insistir nas questões afirmativas”. E traçou metas: “Contribuir para o debate no partido, fortalecer os governos Dilma, Wagner, os parlamentares e, sobretudo, a militância partidária, sindical e popular”. As mudanças, disse ele, visam gerar o maior número de candidaturas do PT em 2012.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?