1 de maio de 2011

 

Brasil sem miséria: força para ensino profissionalizante

Eis a notícia. Pronatec criará mais 8 milhões de vagas para o ensino profissionalizante. É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, promessa de campanha da presidenta Dilma Rousseff. Lançado quinta-feira(28/04), vai oferecer até 2014 mais de oito milhões de vagas no ensino profissionalizante para estudantes e trabalhadores que necessitam de formação. Até o claudicante sistema S da indústria será incorporado.

“Se nós quisermos nos transformar em um país que agrega valor, nós temos de focar na qualidade do nosso trabalhador, seja ele trabalhador com ensino técnico regular derivado das escolas de ensino médio, seja ele profissional capacitado nos institutos federais de educação tecnológica, seja ele fruto das universidades ou, pura e simplesmente, formado na vida diária do trabalho”, discursou a presidenta no lançamento do Pronatec.

FORÇA PARA BOLSA FAMÍLIA

Beneficiários do Bolsa Família também poderão participar do Pronatec e serão selecionados pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para cursos em diferentes níveis. Os cursos poderão ser voltados, ou à alfabetização de adultos, ou a qualificação profissional. “Queremos assegurar a estes brasileiros e brasileiras a oportunidade de formação”, afirma Dilma.

FORÇA PARA ESCOLAS TÉCNICAS

Para atingir a meta de oito milhões de vagas, nos próximos quatro anos, serão construídas mais de 125 escolas em todo o País. Somadas a elas, estarão 81 que já estão com as obras iniciadas; 214 do Governo Lula e mais 140 que já funcionavam antes de 2002, em governos anteriores. O objetivo é que a rede seja formada por 600 escolas, que serão administradas pelos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O projeto de lei que cria o Pronatec será encaminhado ao Congresso Nacional com pedido para tramitar em regime de urgência. “Conto com os parlamentares, com o Congresso brasileiro, para a rápida implementação desse programa tão essencial aos jovens e, sobretudo, tão essencial ao Brasil e aos seus trabalhadores”, conclui Dilma.

FORÇA ATÉ PARA O SISTEMA S

Trabalhadores reincidentes no seguro-desemprego serão recrutados para participar de cursos profissionalizantes em instituições públicas ou do Sistema S – Sesi, Senai, Sesc e Senac. Eles serão orientados sobre as áreas que podem obter a capacitação.

Após a matrícula, a frequência do aluno será controlada e ele só receberá o seguro-desemprego se comparecer às aulas. Os alunos do ensino médio que quiserem combinar a escola com cursos técnicos receberão uma bolsa formação, caso não consigam vaga em instituições públicas. O valor da bolsa dependerá do curso escolhido.

Com informações do Blog Brasília Confidencial

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?