30 de março de 2011

 

Indústrias “chocolateiras” enganam consumidores de chocolate

Surpresa. As indústrias “chocolateiras” estão enganando os consumidores. Elas informam como chocolate, mas, vendem produtos químicos que imitam o cheiro e o sabor do chocolate, produto derivado do cacau. São os tais “achocolatados”. A propaganda e os rótulos induzem os consumidores a entender que há na fabricação ao menos pequena quantidade do produto chocolate, derivado do cacau. As indústrias mentem.

O deputado Geraldo Simões (PT-BA) apresentou (29) projeto de lei (PL 851/11) que trata sobre a incorporação do cacau como matéria prima nos produtos que estamparem a denominação de chocolate ou chocolate branco, em quantidades mínimas a serem definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

De acordo com o parlamentar petista, hoje existe uma "enganação" das indústrias chocolateiras. "Grande número de produtos nos mercados ostenta a denominação de "chocolate", ou utilizam-se de outros termos como ‘achocolatado' e induzem o consumidor a entender que há na formulação ao menos pequena quantidade de um produto derivado do cacau", explicou.

No entanto, disse Simões, "tais produtos contêm, tão-somente, produtos químicos que tentam imitar o inigualável sabor do chocolate. O consumo desses compostos químicos traz vários prejuízos ao consumidor". Ao consumidor e à economia do cacau da Bahia.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?