29 de março de 2011

 

Há 40 anos, a ditadura condenou à morte Theodomiro Romeiro dos Santos...

Dia 29 de março de 1971. Auge da violência da ditadura militar. Há 40 anos a condenação à pena de morte, por motivos políticos, a Theodomiro Romeiro dos Santos, 19 anos, virou manchete nos jornais do Brasil. No mesmo dia, Paulo Pontes da Silva foi condenado à prisão perpétua. A data foi lembrada pela Tribuna da Bahia.

Theodomiro Romeiro dos Santos fazia parte de um grupo de fogo do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR). O grupo tinha por missão assaltar o Banco da Bahia, agência da Liberdade em Salvador. Planejavam ganhar recursos para a luta armada revolucionária contra a ditadura. Os policiais reagiram. Houve tiroteio. Era o dia 25 de maio de 1970.

Meses depois, 27 de outubro de 1970, Theodomiro Romeiro dos Santos e Paulo Pontes da Silva foram presos no Dique do Tororó. Foram colocados algemados num jipe. Os agentes da repressão esqueceram de revistar Theodomiro, ele estava armado com um revólver 38. Tentando escapar, ele atira e mata um sargento da Aeronáutica.

As cenas seguintes foram de suplício, atrocidades, selvagerias, ódio mortal. Chegaram banhados em sangue ao Segundo Distrito Naval. Foram dias, meses de tortura selvagem. Pau-de-arara, choques, afogamentos. Theodomiro foi condenado à morte, depois a 30 anos, depois 16 anos. Próximo à Lei da Anistia, sob ameçadas de morte, fugiu da Penintenciária Lemos Brito, na Bahia.

Theodomiro Romeiro dos Santos ficou exilado na França. Quando voltou ao Brasil, cursou Direito e fez concurso para juiz federal. Hoje é juiz aposentado.
O jornalista e escritor Emiliano José, hoje deputado federal pelo PT, contou a saga de Theodomiro Romeiro dos Santos em seu livro “Lembranças do Mar Cinzento”. Foram companheiros por longos anos de prisão.

BAHIA DE FATO saúda Theodomiro Romeiro dos Santos neste 31 de março de 2011, aniversário do golpe militar. Há 47 anos os malditos tomaram o poder.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?