11 de março de 2011

 

Carnaval de Salvador: retrato em negro e branco na ótica de um juiz de Direito

O juiz de Direito Gerivaldo Neiva, titular da Comarca de Conceição do Coité, cidade situada no semiárido baiano, postou em seu blog um artigo intitulado “Carnaval de Salvador: retrato em negro e branco”. O artigo foi postado em fevereiro de 2010, há um ano. Ele voltou a editar o artigo em seu blog. É atualíssimo e descreve o carnaval com mais realismo que o de qualquer reportagem da imprensa. Ele viu contradições, exotismos e bizarrices. Nada mudou.

CARNAVAL DE SALVADOR: RETRATO EM NEGRO E BRANCO

“O carnaval de Salvador é colorido e tem bom aroma quando visto pela TV.

Visto de perto e ao vivo, no entanto, o carnaval de Salvador é um mar de contradição de negros e brancos e não tem um bom aroma, principalmente nos becos e locais mais escuros. Um mistura de suor, cerveja e urina.

Eu posso contar porque vi de perto o carnaval de Salvador.

Vi um cordão de negros, de moças e rapazes, os tais cordeiros, segurando uma corda para proteger moças e rapazes brancos se divertindo em um bloco. Aliás, na maioria dos blocos, os cordeiros eram quase todos negros e os foliões quase todos brancos.

Em outro instante, vi novamente um cordão de cordeiros negros protegendo outros negros se divertindo em outro bloco. Certamente, negros pobres ganhando R$ 28,00 por diária para proteger negros ricos ou menos pobres.

Vi uma cordeira negra não suportar o calor e desmaiar, sendo levada por seguranças para o interior do carro de apoio ao Trio Elétrico.

Em outro instante, sob o mesmo sol, vi uma menina negra da Banda Didá tocando um tambor com toda sua força para homenagear outro negro, o Neguinho do Samba.

Espremida nas calçadas, vi uma multidão de “pipocas”, os sem-blocos, negros e brancos, empurrados e agredidos por cordeiros quase todos negros.

De súbito, vi muitos, muitos soldados, quase todos negros, com capacetes brancos, descendo o cassetete em foliões quase todos negros e sem-blocos.

Vi, também, uma patrulha inteira conduzindo um casal de idosos pelo meio da multidão. Não importa a cor da pele dos idosos, agora importa a ação positiva.

Vi, sobre o Trio Elétrico, músicos percursionistas, quase todos negros, tocando tambores e atabaques com energia sobrenatural.

Vi cantores e cantoras, negros e brancos, cantando axé e pagode. Rimas pobres, poucos acordes e refrões repetidos à exaustão dos ouvidos mais apurados.

Vi homens, brancos e negros, vestidos de mulheres como se tivessem deixado a fantasia no armário.

Vi de tudo e muito mais.

No final, quando não queria ver mais nada, vi homens, mulheres e crianças, quase todos negros, catando latinhas de cerveja pelas ruas.

E vi, perto do monumento ao dois de julho, a data de independência da Bahia, no Campo Grande, um homem negro, de olhos arregalados, catando latinhas de cerveja e, antes de jogá-las em um saco, balançava em busca de algum líquido em seu interior.

Na maioria das vezes, bebia com prazer o resto da cerveja que alguém deixou na latinha, seja resto de branco ou negro, pobre ou rico.

Do alto, em camarotes, agora quase todos brancos, sem cordas e bem protegidos, celebridades e famosos posavam para fotos e se fartavam de boa comida e bebida.

O carnaval de Salvador é assim: um mar de contradição de negro e branco".

Fonte: Gerinaldo Neiva – Juiz de Direito

Comments:
tyotonO contraste é que faz a beleza.
Numa tela a beleza só existe porque existe o contraste.
Quanto as contradições que o cidadão viu no carnaval de Salvador ele poderá vê-la por onde andará.
Certamente ela já a viu de onde veio e a verá no seu local de origem.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?