25 de fevereiro de 2011

 

Sudoeste da Bahia vai ganhar 14 parques eólicos

Eu fiz promessa de não registrar no BAHIA DE FATO notícia do que VAI acontecer. Aqui deveria entrar somente o que JÁ aconteceu. É linha editorial. Mas, vou fazer uma exceção. A pedra fundamental dos 14 parques eólicos na região de Guanambi, Sudoeste da Bahia, foi lançada. O leilão foi vencido pela empresa RENOVA ENERGIA. O projeto prevê investimento de R$ 1,17 bilhão. Além de Guanambi, os parques eólicos contemplam Caetité e Igaporã. Será o maior complexo eólico do Brasil e em 2012 já teremos energia suficiente para atender 500 mil residências, ou seja, perto de dois milhões de habitantes.

A energia eólica é considerada limpa e inesgotável. Os contratos de compra e venda de energia foram formalizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e têm prazo de 20 anos. Inicialmente, cerca de 500 proprietários rurais da região que terão parte das terras arrendadas, serão contemplados com o projeto. No auge da produção energética, o número de empresários rurais poderá chegar a mil.

A partir de junho, os equipamentos que irão compor os três complexos começam a chegar às respectivas localidades via Porto de Ilhéus. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) já autorizou a construção dos 14 parques eólicos, que contarão com 184 máquinas aerogeradoras (cataventos) instaladas em três complexos nos municípios de Guanambi, Caetité e Igaporã.

As máquinas terão 80 metros de altura. Somente as pás (hélices) terão 40 metros, cada. Desde o início de fevereiro, 100 funcionários estão trabalhando no local. Até 2014, a Bahia deverá ter 34 parques eólicos que, quando estiverem em funcionamento, terão a capacidade de gerar de 977,4 MW, o suficiente para abastecer cerca de quatro milhões de residências.

Em julho deste ano será inaugurado o primeiro parque eólico na Chapada Diamantina, que terá capacidade para produzir 90 Mega Watts de energia, auxiliando no desenvolvimento de Brotas de Macaúbas e outros municípios da região. Mas essa é outra história.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?