12 de fevereiro de 2011

 

PAÍS RICO É PAÍS SEM POBREZA

Em seu Blog da Cidadania, Eduardo Guimarães faz comentários pertinentes sobre o primeiro pronunciamento da presidenta Dilma, em rede nacional de rádio e TV. Foi forte o contraste entre a figura embrutecida pela vida de Lula e a imagem suave e bela da mulher que governa o país. Mas não ocorreram contrastes no conteúdo.

“Dilma está bonita. O poder lhe fez bem. E seu gestual demonstra ter sido estudado e construído milimetricamente. Cada sorriso, cada franzir de cenho, cada arquear de sombrancelhas se coadunam com vestimenta, luz e cenário”.

Tudo se resume no novo lema do governo federal, criado por João Santana em parceria com Marcelo Kertész (que vi crescer na casa de Mário Kertész, de quem fui assessor de imprensa). O menino se tornou uma fera na direção de arte.

País rico é país sem pobreza.

Pela síntese criada pelos publicitário é que aderi ao PT-lulismo. Pela continuidade do conteúdo proposto é que aderi a Dilma Rousseff.

Como comenta Eduardo Guimarães, “rico” aqui é mais que o critério de riqueza material. É sinônimo de valores. O lema também poderia ser:

País rico é país justo
País rico é país educado
País rico é país solidário
País rico é país sem violência
País rico é país com habitações dignas
País rico é país com sistema de saúde eficiente
País rico é país democrático
País rico é país governado para todos

“A lista é infindável. Mas o bordão “país rico é país sem pobreza” também é bom, pois faz uma promessa de que, em verdade, país rico é país justo, com igualdade de oportunidades, com Justiça equânime para todos, com garantias individuais e coletivas idênticas para todos os estratos sociais, para todas as etnias, para todos os credos e regiões”.

Eu tô com Dilma, e o bordão criado pelos baianos é ótimo.

LEIA BLOG DA CIDADANIA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?