25 de fevereiro de 2011

 

Fundação Perseu Abramo lança livro: “O Brasil em transformação” durante os governos Lula

Organizado por Juarez Guimarães, novo título da coleção traça um panorama de políticas públicas no Governo Lula (2003/2010). O quinto volume da coleção propõe o registro das mudanças ocorridas no cenário das políticas sociais e inclusivas nas áreas de Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude. A obra é resultado de uma parceria entre a Editora da Fundação Perseu Abramo, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e a Fundação Friedrich Ebert (FES).

Sob o olhar e a reflexão de ministros, altos dirigentes do governo federal, intelectuais e lideranças sociais vinculadas ao PT (Partidos dos Trabalhadores), durante os oito anos de Governo Lula, o quinto volume da coleção “2003-2010 O Brasil em Transformação” propõe o registro das mudanças ocorridas no cenário das políticas sociais e inclusivas nas áreas de Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude.

Mantendo o conceito inicial dos quatro volumes anteriores, com avaliações, gravadas em áudio e depois adaptadas à linguagem escrita por um organizador de cada livro, o quinto título “A criação de um novo futuro na Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude” é o ponto de partida para o debate e a discussão acerca de novas portas para a inclusão social, teoria exposta pelos organizadores do volume Juarez Rocha Guimarães e Natália Guimarães Duarte Sátyro.

Segundo os organizadores desta edição, durante os dois mandatos de Luiz Inácio “Lula” da Silva, popularizou-se na mídia, apenas o discurso e a imagem de políticas sociais voltadas para setores como distribuição de renda, planejamento familiar e geração de empregos. Apoiado em falas e o resultado de projetos, cada capítulo detalha a importância dos investimentos, do debate, e do processo de entendimento do Estado e da população, em áreas voltadas para o desenvolvimento artístico, intelectual, ético e esportivo, integrando assim, uma postura de diversidade.

Dividido em cinco áreas, “A concepção sistêmica da nova política educacional”, assinado pelo Ministro da Educação Fernando Haddah é o texto que abre a primeira parte do livro. Reflexões sobre “As novas políticas educacionais da inclusão e da diversidade social”, por Francisco Chagas; “A construção de uma política pública nacional e integrada para a educação”, de autoria de André Lázaro; “Os avanços da educação e seus desafios atuais” (Paulo Corbucci), e o texto de Selma Rocha intitulado de “A superação das políticas neoliberais na educação do Brasil”, compõem a conjuntura da primeira parte de artigos, dedicados à Educação.

Em Ciência & Tecnologia, dois artigos sobre “A construção de um Sistema de Inovação Industrial” e “Ciência & Tecnologia em um novo projeto de nação: diretrizes, metas e desafios”, assinados respectivamente por Luiz Antonio Elias e Newton Lima.

Pasta de destaque durante o governo, as pautas sobre cultura e políticas culturais, ganham o olhar e a análise de Juca Ferreira em “Uma revolução na política cultural”, “O desafio da construção de uma política pública nacional”, por Frederico Barbosa e “A superação da lógica mercadológica e a nova política pública da cultura”, de Morgana Eneile Almeida.

Os dois últimos blocos de artigos destacam a importância dos investimentos e do novo olhar para as áreas de Esportes e Juventude. Textos assinados pelo Ministro dos Esportes Orlando Silva, Beto Cury e Severine Macedo, redimensionam a importância do olhar para a construção de novas vias de democratização.

SOBRE OS ORGANIZADORES

JUAREZ GUIMARÃES é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduado em economia, fez mestrado em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi durante 12 anos editor do jornal da imprensa alternativa Em Tempo. É membro do conselho de redação da revista Teoria e Debate, da Fundação Perseu Abramo.

NATÁLIA GUIMARÃES DUARTE SÁTYRO é cientista política com mestrado e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). É professora adjunta do Departamento de Ciência Política (DCP) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desenvolve pesquisa e leciona na área de partidos, proteção social, análise de políticas públicas e desigualdade, com foco nos estados.

ELÓI ALFREDO PIETÁ é vice-presidente da Fundação Perseu Abramo. Duas vezes membro do Diretório Nacional do PT, prefeito de Guarulhos (2001 a 2008), vice-presidente de relações internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (2006 a 2008), deputado estadual em São Paulo (1991 a 2000), vereador em Guarulhos-SP (1983 a 1990), sempre pelo PT. Foi militante de movimentos sociais, professor de Língua Portuguesa e atuou como advogado.

Ficha Técnica
Coleção 2003-2010 O Brasil em Transformação
Título: “A criação de um novo futuro na Educação, Cultura, Ciência & Tecnologia, Esportes e Juventude”
Editora: Editora Fundação Perseu Abramo
Organizadores: Juarez Guimarães, Natália Guimarães Duarte Sátyro e Elói Alfredo Pietá.
ISBN: 978-85-7643-092-6
Número de páginas: 152
Preço: R$ 30,00

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?