10 de fevereiro de 2011

 

Deputado Emiliano (PT-BA) destaca avanços do governo Wagner na educação da Bahia

Quando o governador Jaques Wagner,da Bahia, chegou ao poder, eram dois milhões de analfabetos, em quatro anos foram alfabetizados 700 mil cidadãos, pelo maior programa de alfabetização do Brasil – Todos pela Alfabetização. As vagas para qualificação de docentes chegam a 60 mil, num cenário em que os professores em sala de aula, sem formação universitária, não cumpriam a Lei de Diretrizes e Bases. As obras de melhorias nas instalações escolares consumiram R$ 16 milhões.

Em discurso na Câmara Federal (09/02/2011), o deputado Emiliano José (PT-BA) registrou os avanços na educação durante o governo Wagner (PT). Em especial, Emiliano destacou a atuação do Instituto Anísio Teixeira (IAT), durante a gestão do professor Penildon Silva Filho, como centro de formação de professores que, através do Fórum estadual de Formação, reuniu universidades públicas e municípios, garantindo formação de graduação e de pós-graduação a todos os professores de rede pública na Bahia.

“Destaca-se nesse esforço a consolidação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que garante formação de qualidade à distância tanto para professores em exercício como para a população de forma geral. São 26 pólos estaduais e 30 pólos municipais espalhados pelo Estado, número que deve ser ampliado tendo em vista a diretriz do governo Dilma para aprofundar essa política de formação de professores e estímulo à UAB”, disse o deputado Emiliano.

O parlamentar também afirmou:

“O reconhecimento do MEC do trabalho baiano se traduziu numa nova política de apoio à formação continuada de professores, com cursos de capacitação de 120 horas para 8 mil professores em cursos de diversas áreas, sendo que 70% das vagas são reservadas aos professores das redes municipais. O trabalho da Bahia, com seu centro de formação de professores, o IAT, o credenciou junto ao MEC para iniciar essa nova fase da formação dos trabalhadores da educação.

Quero destacar nesse pronunciamento o excelente trabalho desenvolvido pelo professor Penildon Silva Filho, que esteve à frente do IAT durante todo o primeiro governo Wagner, e que agora, por determinação do novo secretário de Educação, foi substituído. Não por acaso, mas pela competência demonstrada, pela seriedade, pela dedicação, o trabalho do IAT tem sido apresentado como uma das melhores realizações da Secretaria de Educação. Espero que esse trabalho continue e seja aprofundado, que não sofra nenhuma solução de continuidade”.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?