4 de fevereiro de 2011

 

Deputadas federais apontam fim da “invisibilidade" das mulheres

A Bancada Feminina da Câmara dos Deputados realizou, logo na quinta-feira (3), a primeira reunião das parlamentares eleitas em 2010, com a presença de 23 deputadas. As parlamentares discutiram a necessidade de reapresentação da PEC 590/2006 na Câmara, que pretende garantir representação proporcional de cada sexo na composição das mesas diretoras da Câmara, do Senado e das comissões, garantindo pelo menos uma vaga para cada sexo. O tempo de invisibilidade das mulheres terminou.

As deputadas definiram uma agenda de mobilização para discutir o empoderamento da mulher no Congresso Nacional. No dia 15 de fevereiro próximo elas farão reunião para tratar da pauta prioritária da Bancada para o ano de 2011. Na reunião decidiram também pela realização da uma sessão solene no dia 1º de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. As outras atividades serão decididas no dia 15 de fevereiro.

Este será um ano especial para as mulheres brasileiras. As mulheres ocupam com maior força os espaços públicos sendo que, hoje, a política brasileira conta com o olhar feminino para promover melhorias na qualidade de vida de todos e todas. Foi preciso uma mulher ser eleita presidenta da República para a Câmara dos Deputados incluir uma mulher na composição da mesa diretora.

Percebe-se a mudança. Na Assembléia Legislativa da Bahia, por exemplo, a bancada feminina terá peso maior. Até nas reuniões dos políticos dá para notar. Na primeira Reunião Plenária do mandato do deputado federal Emiliano José (PT-BA), realizada em 29 de janeiro, na mesa composta por seis pessoas, havia três mulheres: a vice-presidenta do PT baiano. Aldenina Sena, e as vereadoras Vânia Galvão (PT de Salvador) e Leninha (PT de Valente). Meio a meio.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?