19 de fevereiro de 2011

 

Através de centros de referência, universidades podem desenvolver metodologia de tratamento de viciados em crack e outras drogas

Os investimentos feitos na Era Lula nas universidades federais e, em especial, no corpo docente dessas entidades, foram apontados pela presidente Dilma Rousseff como fundamentais para o enfrentamento ao crack. A avaliação foi feita na abertura do seminário (quinta, 17) sobre a implantação dos centros regionais de Referência em Crack e Outras Drogas.

Essa é uma droga que apresenta o desafio de não ter, no plano mundial, um acervo de conhecimento e acúmulo de metodologia de tratamento", disse Dilma Rousseff, dirigindo-se aos representantes de 46 instituições federais de ensino superior responsáveis pelos 49 projetos que capacitarão mais de 14 mil pessoas para atuar na área.

Por esse motivo, acrescentou a presidente, "a valorização dada pelo governo Lula às universidades federais contribui para essa devolução que os senhores podem fazer à sociedade brasileira. A participação [das universidades federais] é estratégica para o pioneirismo desses centros de referência". Ela ressaltou a importância dessas instituições para a capacitação de pessoal e para a definição de políticas de reinserção.

"Precisamos formar profissionais. Sabemos que essa é uma droga que tem uma capacidade de propagação muito elevada e que, atrás do eixo da prevenção, pelo qual precisamos impedir que mais pessoas sejam vítimas do crack, são necessárias intervenções visando tratamentos, clínicas e enfermarias especializadas, além de políticas de reinserção", afirmou.

"Vocês estão em um lugar privilegiado, que estrutura as condições de enfrentamento da droga, para compreender e entender seus mecanismos. Atrelar todas as variáveis dos diferentes saberes nesse projeto vai ser uma das maiores armas nesse enfrentamento", disse a presidente. "Espero que vocês decifrem para que a gente possa, em termos sociais, desenvolver o projeto", completou. (Agência Brasil).

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?