31 de janeiro de 2011

 

Reunião Plenária dispara mandato popular do deputado federal Emiliano (PT-BA)

Eleito deputado federal pelo PT da Bahia, Emiliano José, antes mesmo de tomar posse, convocou sua primeira reunião plenária, para reafirmar posições, planejar o mandato e dar voz aos que correram o trecho. Aconteceu sábado (29) no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. À mesa, o ex-governador Waldir Pires, o superintendente da Secretaria da Educação e membro do Diretório Nacional do PT, Zé Maria, a vice-presidente do PT baiano, Aldenira Sena, as vereadoras Vânia Galvão (Salvador) e Leninha (Valente). Foi um sufoco. Mais de 300 pessoas lotaram o auditório, representantes de 42 municípios e 20 bairros da capital.

Como representante da “velha guarda” fiquei lá atrás, admirado com a organização da Plenária. José Carlos Zanetti, outro pioneiro do mandato parlamentar de Emiliano (éramos do comitê em 1982 quando lançamos Emiliano deputado estadual pelo PMDB), deu seu recado e foi muito aplaudido. Ele quer Emiliano colado com os movimentos sociais. Emiliano abriu os discursos reafirmando seu alinhamento com Dilma Rousseff na luta “pela erradicação da miséria”. E obviamente seu alinhamento com o governo democrático de Jaques Wagner “que segue a mesma linha de Lula e Dilma. A luta não pára”.

Waldir Pires, importante apoiador da candidatura, ressaltou o momento simbólico da primeira reunião plenária. Uma oportunidade de diálogo, interação, conversas, reafirmações de rumos. “Emiliano tem talento, competência, lealdade, um parlamentar que vai representar a Bahia e o Brasil com dignidade”. A vereadora Leninha, do PT de Valente, cidade plantada em pleno semi-árido da Bahia, definiu a luta pela cidadania e direitos humanos como o cerne do mandato. O dirigente Zé Maria pediu um mandato-modelo, como referência para a militância petista. A dirigente Aldenira Sena salientou o formato original do PT fazer campanha e a vereadora Vânia Galvão abordou a luta pela democratização da comunicação.

MARATONA POLÍTICA

Acompanhar Emiliano é como participar de uma maratona política. Na véspera da Plenária, sexta-feira (28), ele lançou seu livro “Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”, na Livraria Cultura do Shopping Salvador. Parei de contar o público quando passou dos mil. Era uma pequena multidão de apoiadores, amigos, políticos, autoridades, simpatizantes. A livraria registrou mais de 400 livros vendidos.

Lá estavam o ex-governador Waldir Pires, o Secretário estadual da Cultura, Albino Rubim, o Secretário Estadual da Comunicação, Robson Almeida, o Secretário estadual da Educação, Oswaldo Barreto, os deputados federais Nelson Pelegrino e Zezéu Ribeiro (agora secretário do Planejamento da Bahia), o deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o ex-deputado estadual, Adelmo Oliveira, o prefeito de Boninal, Eudes Paiva, a Reitora da UFBA, Dora Leal, vereadoras Vânia Galvão, Leninha e Marta Rodrigues, vereadores Carballal, Maurício (Barro Alto) e Toinzinho (Itamaraju). Dezenas de lideranças política do interior, artistas e intelectuais. É difícil nomear.

O novo livro é baseado na tese de doutorado de Emiliano defendida na Faculdade de Comunicação da UFBA. O autor pesquisou o discurso da mídia na década de 1988 a 1998 e mostra como a imprensa mergulhou de cabeça na desconstrução da Constituição de 1988 e na implantação do projeto neoliberal no Brasil. A obra foi editada pela Edufba em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia e tem prefácio do professor doutor Albino Rubim, atual secretário de Cultura da Bahia.

Na mesma oportunidade, foi lançada a 2ª edição de "Imprensa e Poder - ligações perigosas". Na sua trajetória como escritor, Emiliano completou agora a publicação de nove livros. Além das duas obras citadas acima, ele já havia escrito: “Marighella: o inimigo número um da ditadura militar”, “Lamarca: o capitão da guerrilha”, este em parceria com Oldack Miranda, “Galeria F - lembranças do mar cinzento” (volumes I, II e III), “As asas invisíveis do padre Renzo” e “Narciso no fundo das galés”.

AS FOTOS ESTÃO NO PORTAL DO EMILIANO

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?