13 de janeiro de 2011

 

Habeas Corpus – Que se apresente os corpos

A jornalista Marina Amaral assina reportagem no jornal Brasil Atual. A Secretaria Especial dos Direitos Humanos lançou o livro “Habeas Corpus – Que se apresente os corpos”, do jornalista Carlos Azevedo, com pistas importantes sobre 184 desaparecidos políticos da ditadura militar. O livro desvenda o envolvimento do falecido senador Romeu Tuma na ocultação de cadáveres dos presos políticos. Ele providenciava atestados de óbito com nomes falsos, participava da farsa da simulação dos “suicídios” e “tiroteios”.

“Ao desnudar a “operação limpeza” que apagava os vestígios das mortes decorrentes de tortura em órgãos como os DOI/Codi, do Exército, o livro aponta o papel do DOPS e de seu chefe e diretor de 1966 a 1983, o falecido senador Romeu Tuma, na produção de atestados de óbito com nomes falsos, na simulação de “suicídios” e “tiroteios” em inquéritos, na ocultação dos fatos que levaram à morte de dezenas de desaparecidos e no sumiço de seus corpos, prova material do crime”.

O livro “Habeas Corpus – Que se apresente os corpos” mostra a atuação de Tuma na ocultação de homicídios sob tortura e no falseamento de informações que poderiam levar à localização de corpos de desaparecidos em vários casos, entre eles o de Flávio de Carvalho Molina, Ruy Berbert, Márcio Beck e de Maria Augusta Thomaz – os dois últimos presos em Goiás. E traz pistas sobre a atuação do delegado na ocultação de cadáveres também fora do Estado de São Paulo.


LEIA NA ÍNTEGRA EM REDE BRASIL ATUAL

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?