2 de janeiro de 2011

 

Catadores agradeceram apoio do Governo Lula

Os catadores de material reciclável promoveram em dezembro a Expocatadores (SP), um evento internacional onde os trabalhadores do ramo expõem o fruto de seu trabalho.

No último dia, quinta-feira, 23 de dezembro, o presidente Lula esteve lá.

Matilde Ramos, liderança do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) fez uma balanço da atividade durante o Governo Lula. Olhando para o presidente ela perguntou com firmeza: “O senhor tem dimensão do que fez pela gente? Graças a você conseguimos sair de uma vida desumana”. Lula só pôde reagir com um abraço.

Lula assistiu às apresentações culturais de catadores, emocionou-se muitas vezes. Para os líderes dos catadores o trabalho de coleta seletiva garantiu dignidade a partir do Governo Lula. Cerca de duas mil pessoas, segundo a Rede Brasil, estavam presentes durante a visita de Lula. Tinha catador de todos os estados, baianos, mineiros, paranaenses e de outros países como peruanos e equatorianos.

NÃO À INCINERAÇÃO

Adalvina Ribeiro, 62 anos, de Maringá (PR), há 30 anos no ramo, exibia uma foto dela com Lula datada de 2005. O mestre de cerimônia do evento incentivava o coro: Não, não à incineração. A queima de resíduos é considerada uma das maiores vilãs pelos catadores, que consideram que a solução pode representar vantagens para prefeituras e problemas para eles.

Pressionadas pelo poder econômico, as administrações podem colocar em risco a profissão relacionada à separação de materiais recicláveis.

Entusiasmado com o protesto contra os incineradores, Ubiratan Santa Bárbara, líder da Cooperativa de Agentes Ecológicos de Canabrava (Caec), de Salvador (BA), analisa que há alternativas. Para ele, a Lei de Resíduos Sólidos assinada por Lula facilitará o trabalho diário da categoria.

A legislação recém modificada responsabiliza empresas pela chamada "logística reversa", que é o recolhimento de produtos descartáveis pelos fabricantes. A medida favorece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza mais setores da sociedade pelo lixo gerado.

Ubiratan pede às prefeituras que vejam os catadores com "bons olhos" e passem a apoiar as cooperativas e a coleta seletiva. "Eles têm de ver que não será um favor para nós, catadores, mas sim para a sociedade e para o meio ambiente". E avisa: "É com a iniciativa de vocês (prefeitos) que isso chegará aos cidadãos catadores".

A catadora Luana Guanaluiza, liderança da associação de catadores da cidade de Quito, no Equador, veio ao Brasil para saber “como o governo brasileiro conseguiu fazer com que o trabalho dos catadores pudesse ser reconhecido”.

"No Equador não somos reconhecidos por ninguém, nem pelo governo", lamenta. "Lula é o primeiro presidente do mundo que oferece pelo menos um dia de sua agenda para os catadores", reconhece.

Que Dilma siga os passos de Lula.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?