3 de dezembro de 2010

 

Da inutilidade e burrice de censurar sites na Internet

Fora do ar desde outubro de 2010, por decisão da Justiça, o “gerador de notícias” do blog censurado “Falha de S. Paulo”, foi republicado em domínio gratuito (falha.co.cc usa) originado nas Ilhas Coco, América Central (domínio.cc).

O reaparecimento do blog “Falha de S. Paulo” a partir do exterior mostra como é inútil e burra a censura patrocinada pelo jornal Folha de S. Paulo. Inútil porque não dá para fazer desaparecer um blog, e burra porque desacredita o jornal que vive denunciando “ataque à liberdade de expressão” da parte do governo federal.

Obviamente, os criadores do blog “Falha de S. Paulo” Lino e Mário Bocchini negam qualquer participação na nova versão. E isso é verdadeiro. Qualquer um pode tomar a iniciativa de republicar o blog censurado em domínio situado no exterior.

Tanto assim que um outro blog (falhadespaulo.tumblr.com), criado por outros usuários em solidariedade aos criadores do original, divulgou a nova versão da ferramenta que permite ao internauta “gerar a notícia”.

Um formulário permite que o usuário crie um título que é exibido como manchete de uma capa fictícia do jornal. Não há menção à autoria na página da nova versão do gerador.

Mas tudo não é um grande constrangimento? Os autores da página original “Falha de S. Paulo” apresentaram defesa na Justiça alegando...liberdade de expressão, um direito constitucional. Chega a ser ridícula alegação do jornalão que o site confundiria as publicações.

O gerador de manchetes foi criado pelo "Falha" para satirizar a cobertura promovida pelo jornal, considerada antigovernista e alinhada aos partidos de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A logomarca do site fazia uma variação da logomarca do jornal, motivo por que a empresa conseguiu liminar que retirava o conteúdo do ar. O jornal pede ainda indenização pelo que considera ser uso indevido de imagem.

Apesar de ter sido retirado do ar em 4 de outubro, outras versões do blog foram criadas por outras pessoas.

A Folha de S. Paulo censurando blogs. Cruzes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?