7 de novembro de 2010

 

Lendas da oposição, compradas pela mídia, facilitaram a vitória de Dilma

À Folha de S. Paulo, o publicitário baiano João Santana, marqueteiro da campanha vitoriosa de Dilma, afirmou que as lendas equivocadas construídas pela oposição (PSDB) e aceitas pela mídia, facilitaram a vitória de Dilma.

No início, construíram quatro lendas eleitorais: que Lula não transferia voto, que Dilma ia ser péssima na TV, que Dilma ia ser um desastre nos debates e que Dilma, a qualquer momento, iria provocar uma gafe irremediável nas entrevistas. Nada disso ocorreu, muito pelo contrário.

Construíram, pelo menos, quatro lendas biográficas: que Dilma tinha um passado obscuro na luta armada, que era uma pessoa de currículo inconsistente, que teve um mau desempenho no governo Lula, e que o fato de ter tido câncer seria fatal para a candidatura. Nada disso se confirmou.

E construíram lendas políticas. As principais eram que Dilma não uniria o PT, não teria jogo de cintura para as negociações políticas e que não saberia dialogar com a base aliada. Outra vez, tudo foi por terra.

Eu acho necessário um humilde alerta: não subestimem Dilma Rousseff. Este alerta vale tanto para opositores como para apoiadores da nova presidente.

"Dentro e fora do Brasil já começam a pipocar análises apressadas de que Dilma dificilmente preencherá o grande vazio sentimental e simbólico que será deixado por Lula. E que este será um problema intransponível para ela. Bobagem".

LEIA ENTREVISTA NA ÍNTEGRA AQUI

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?