24 de novembro de 2010

 

JUSPOPULI lança orientação online sobre direitos humanos

Sexta-feira, 26, o JUSPOPULI - Escritório de Direitos Humanos lança em Salvador seu serviço de orientação online, gratuito, personalizado e sigiloso. O ato será no auditório da Superintendência Regional do trabalho e Emprego (avenida Sete de Setembro, Piedade), às 9h. Da programação consta uma mesa redonda sobre “Construção dos Direitos Humanos e Comunicação”, com palestras a cargo da professora doutora Marília Muricy e do professor doutor Antonio Dias.

Pelo site www.juspopuli.org.br o público pode tirar dúvidas sobre questões jurídicas, fazer o cadastro, criar um login e uma senha e enviar sua pergunta. A pessoa será avisada por e-mail quando a resposta estiver disponível e apenas quem tiver a senha terá acesso à resposta.

Nesta sexta-feira serão lançados dois spots de rádio, um sobre mediação de conflitos e outro sobre direitos das crianças e adolescentes. Também será lançado o Guia de Serviços para a Cidadania em Salvador - que estará disponível no site do Juspopuli – com endereços e telefones de todos os serviços que podem ser acessados pelo cidadão para efetivar os seus direitos, a exemplo de Defensoria Pública, Ministério Público, Ouvidoria, cartórios, locais onde tirar carteira de identidade, certificado de alistamento militar, carteira de trabalho, entre outros.

O QUE É O JUSPOPULI

O Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos, fundado em junho de 2001, é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha para contribuir com a construção de uma cultura de direitos humanos e para o fortalecimento da cidadania. Realiza atividades de educação em direitos humanos e coordena uma rede de “Escritórios Populares de Mediação de Conflitos e Orientação sobre Direitos”.

Os Escritórios são organizados em parceria com associações de moradores e outras entidades de atuação local e contam com o patrocínio da Petrobras. Atualmente, existem nove escritórios em funcionamento em Salvador nos bairros de Calabar, Engenho Velho da Federação, Palestina, Saramandaia, Pernambués, Chapada do Rio Vermelho, Roma, Periperi e Pau da Lima. Existe ainda um escritório em Santo Amaro da Purificação, no distrito de Acupe.

Desde 2001, já foram atendidas cerca de 16 mil pessoas, especialmente crianças e adolescentes. As questões mais freqüentes levadas aos mediadores, nos escritórios, estão relacionadas a conflitos de família e entre vizinhos. Os mediadores são lideranças comunitárias, capacitadas pelo Juspopuli na prática da mediação, em direito e relações interpessoais, com o objetivo de desenvolver o trabalho de mediação, que consiste em ouvir e orientar as partes envolvidas em questões de família, relações trabalhistas, de consumidor, entre outras, e ajudá-las a encontrar solução amigável através do diálogo.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?