15 de novembro de 2010

 

Dia 1º de dezembro, Ministério Público da Bahia entrega ao jornalista Emiliano José o Prêmio J.J. Calmon de Passos pela defesa dos direitos humanos

O jornalista, ex-deputado federal e professor aposentado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Emiliano José, foi escolhido, por consenso, para ser contemplado com o 'Prêmio J.J. Calmon de Passos', outorgado pelo Ministério Público baiano a personalidades que prestaram relevantes serviços à sociedade na defesa dos Direitos Humanos. 1º de dezembro é o Dia do Ministério Público.

A indicação foi aprovada pela Comissão de Outorga do prêmio, que também deliberou pela concessão da 'Medalha do Mérito do Ministério Público' ao médico e ex-governador da Bahia Roberto Santos, ao músico baiano Luiz Caldas e à servidora do MP, Rose Folly. A honraria é concedida a pessoas ou instituições pela prestação de relevantes serviços à sociedade e ao MP na defesa dos direitos inerentes ao exercício da cidadania plena.

Aprovados quinta-feira (11/11), durante reunião da Comissão de Outorga dos prêmios – composta pelo procurador-geral de Justiça Wellington César Lima e Silva, procurador-geral de Justiça Adjunto José Gomes Brito, corregedor-geral do MP Adivaldo Cidade, procuradora de Justiça Leonor Salgado Atanázio e pelo promotor de Justiça Márcio Fahel –, os nomes serão submetidos à apreciação do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

“A indicação do prêmio ocorreu em consenso pela Comissão, tendo funcionado como critério preferencial para esta edição nomes locais que bem se ajustavam ao perfil de cada uma das honrarias”, observou o PGJ.

Em 2009, através de uma homenagem post mortem, o sociólogo Gey Espinheira, falecido em março daquele ano, foi agraciado com o prêmio outorgado pelo MP à personalidade destaque na defesa do Direitos Humanos, o ‘Prêmio J.J. Calmon de Passos’, que foi recebido pela sua esposa Ita Marina Espinheira e pelos seus filhos, João e Lara.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?