9 de outubro de 2010

 

Professores de Filosofia divulgam manifesto em apoio a Dilma Rousseff

Professores e pesquisadores de Filosofia das universidades de todo o Brasil, em abaixo-assinado, manifestam apoio a Dilma Rousseff. Eles avaliam que os oito anos do Governo Lula constituíram formidável movimento em direção a uma sociedade livre, justa e solidária, ao desenvolvimento nacional e à erradicação da pobreza.

“Nesses oito anos, a pobreza foi reduzida em mais de 40%; mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam à classe média; a desigualdade de renda sofreu uma queda palpável. Não se tratou de um efeito natural e inevitável da estabilidade econômica. Trata-se do resultado de políticas públicas resolutamente implementadas pelo atual governo – as quais não se limitam ao Bolsa Família, mas têm nesse programa seu carro-chefe”.

Ao tempo em que reconhecem o papel central exercido por Dilma Rousseff, na realização dos objetivos da República firmados na Constituição, afirmam que “há razões para duvidar que um eventual governo José Serra ofereça os mesmos propectos”. Eles lembram que os intelectuais associados ao projeto Serra costuma tachar o governo Lula e a candidatura de Dilma de “populistas”, no que não concordam. Também criticam a “súbita conversão da oposição ás políticas sociais do atual governo”.

Segundo o documento, “os programas de transferência de renda implementados pelo governo não apenas ajudaram a proteger o país da crise econômica mundial – por induzirem o crescimento do mercado interno –, mas fortaleceram nossa democracia ao criar bases concretas para a cidadania de milhões de brasileiros”

O manifesto repudia a acusação de que o presidente Lula e seu governo atentam contra as liberdades públicas. Também externaram desgosto diante do “Manifesto em Defesa da Democracia” que circulou na mídia acusando o governo de solapar o regime democrático. Eles condenaram o “estranho requerimento” da vice-procuradora eleitoral, Sandra Cureau” tentando intimidar a revista Carta Capital, isso sim uma ameaça à liberdade de imprensa.

LEIA O MANIFESTO NA ÍNTEGRA

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?